#PrimeiraForça: Há quatro anos, Timão conquistava o seu 28º título Paulista

Time venceu a Ponte Preta na final de 2017, após ser chamado de “Quarta Força” do estadual

07/05/2021 08h00 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians


O Corinthians deu o primeiro passo para a conquista do seu último tricampeonato do Paulistão exatos quatro anos atrás. Em 07 de maio de 2017, o Alvinegro sagrou-se campeão estadual vencendo a Ponte Preta por 4 a 1 no placar agregado (3 a 0 no primeiro jogo e 1 a 1 no segundo, este realizado na Neo Química Arena), garantindo a taça daquele torneio que ficaria eternizado como “o título da Quarta Força”.

A alcunha ficou na boca da torcida por um motivo: no início daquele ano, o time havia sido definido por alguns jornalistas como a “Quarta força” entre os times paulistas na pretensão do título, em comparação com os rivais. Sendo assim, a conquista do torneio, em uma edição de campeonato onde não perdeu nenhum clássico sequer, imediatamente ganhou essa pecha com a Fiel.

O técnico Fábio Carille disputava sua primeira final de campeonato no comando do Alvinegro. Após vencer por 3 a 0 no estádio Moisés Lucarelli, ele mandou a campo o onze inicial com: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo, Guilherme Arana; Paulo Roberto, Camacho, Jadson, Maycon, Romero; Jô. Ainda entraram no segundo tempo os atacantes Clayton, Pedrinho e Léo Jabá.

Com a bola rolando, o Timão começou a partida com certo conforto em virtude do resultado do primeiro jogo. A primeira chance veio aos seis minutos, com cobrança de falta de Jadson na área, que foi forte demais. Aos 16 e 17 minutos, novos cruzamentos na área do time visitante por Fagner e Jadson, mas sem conclusões a gol.

A Ponte Preta tinha posse de bola e tentava atacar, mas não provocava tantos sustos à defesa alvinegra. Assim, as chances mais importante desta etapa foram do Coringão: aos 26 minutos, quando Jadson limpou a marcação e chutou de perna esquerda, para defesa em dois tempos de Aranha; aos 29, Maycon recebeu de Romero e chutou na trave.

No segundo tempo, o time voltou da mesma forma que encerrou a primeira etapa, controlando o jogo sem sofrer defensivamente e atacando pelas laterais, com cruzamentos na área. O resultado disso veio aos 18 minutos: Fagner roubou a bola da defesa pontepretana e tocou para Jadson, que deu bela assistência para Romero, que chutou para o goleiro Aranha espalmar, mas de carrinho, empurrou para as redes e abriu o placar para o Timão.

O empate da equipe visitante veio aos 40 minutos, com Marllon completando cruzamento de Ravanelli. Mas não era suficiente: com 4 a 1 no placar agregado, 46.017 pessoas viram o título do 28º Campeonato Paulista ser confirmado pelo Timão, em presença recorde até então na Casa do Povo.

Este foi o primeiro título da série de três consecutivos que não se repetia há 80 anos. Em 1937/38/39, o Coringão venceu o tri, fato que havia repetido por duas vezes na década de 1920 (anos de 1922/23/24 e também 1928/29/30). Ele tornou-se, ainda, o único da história a ser tricampeão consecutivo quatro vezes.


Tags: Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): Especiais, Futebol