O memorial do Pé de Anjo! Filha de Basílio guarda a camisa e a chuteira do gol de 77

13/10/2013 10h00

A- | A+

Da chuteira preta com listras brancas do jogador com a camisa listrada em preto e branco número 8 saiu um dos gols mais importantes da história dos 103 anos do Sport Club Corinthians Paulista, há exatamente 36 anos. No dia 13 de outubro de 1977, Basílio, o Pé de Anjo, colocou seu nome na galeria dos grandes ídolos do clube de Parque São Jorge ao fazer o gol que deu o Paulista daquele ano e pôs fim do jejum de títulos que durava cerca de 23 anos. E itens como o uniforme dele usado naquela noite, além de troféus, placas e faixas, estão bem guardadas em uma casa da Zona Norte de São Paulo.

Quem cuida com carinho das peças usadas por Basílio naquela noite de outubro de 1977 é Bruna Mayra Basílio, a filha do Pé de Anjo. A camisa listrada em preto e branco de número 8 está emoldurada na parede de um espaço da casa dela, ao lado de vários itens históricos. Camisas do Corinthians, da Seleção Brasileira, faixas de campeão, fotos. Mas as principais são a camisa, a chuteira do título e duas letras do placar do Morumbi, o O e o I de Corinthians, dados de presente por um torcedor, que Basílio pensava ser o placar de 1 a 0 da partida.

@ Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
``
Bruna guarda em sua casa a histórica camisa 8 daquela noite de outubro de 1977

Itens com valor imensurável. Bruna diz que não venderia o acervo por nada desse mundo. Tudo começou quando ela e a mãe perceberam que tinham uma história reunida em camisas, chuteiras e outras coisas, mas que não estavam devidamente organizadas. A solução encontrada pelas duas foi usar uma parte da casa onde vivem atualmente com mais dois filhos de Basílio para fazer o “Memorial do Pé do Anjo”.

“Todo dia, o meu pai trazia uma coisa para cá. Era placa, troféu... E a gente foi juntando, e a minha mãe foi deixando em um lugarzinho. Daí ela falou pra mim: ‘Vamos fazer da copa um miniacervo do seu pai porque as coisas estão ficando aí, pode vir cupim, fica empoeirado. Vamos tentar montar alguma coisa’”, disse Bruna.

E pouco a pouco, o “memorial” foi tomando forma e ganhando cara. A cara de um personagem histórico do Sport Club Corinthians Paulista. Que toda vez que chega o dia 13 de outubro, comemora como se fosse um segundo aniversário dele, como revelou Bruna. Que, por crescer vendo de perto o carinho e a consideração dos corinthianos com o Pé de Anjo, sabe a importância que o pai tem para o Timão.

“Lógico, por ser meu pai, ele é o topo para mim. Mas, além de ser meu pai, acho que pelo Corinthians, é um grande ídolo que jamais vai ser esquecido. Vai ficar para minha vida inteira: sou filha de um herói do Corinthians”, declarou Bruna.

Feliz dia 13 de outubro, Pé de Anjo!

Tags: notícia, wp_post_id_16637

Categoria(s): Ingressos