Início das obras da Neo Química Arena completa dez anos neste domingo (30)

Até o momento, o Corinthians disputou 234 jogos na Casa do Povo, com retrospecto amplamente positivo

30/05/2021 08h14 Agência Corinthians

A- | A+
  
Neo Química Arena antes da 234ª partida do Corinthians, na última quarta-feira (26).
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians 


Exatamente às oito horas e 14 minutos do dia 30 de maio de 2011, começaram oficialmente as obras da Neo Química Arena em terreno localizado no bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo, iniciando a construção daquela que se tornou a Casa do Povo, maior sonho da Fiel Torcida corinthiana, três anos depois. 

A tão esperada casa alvinegra recebeu a primeira partida do Timão no dia 10 de maio de 2014, quando ídolos da história do clube realizaram um jogo amistoso diante da Fiel. Desde então, o Corinthians disputou 234 partidas tendo a Neo Química Arena como sua casa, e com um retrospecto impressionante: em pouco mais de sete anos, a equipe alvinegra venceu 139, empatou 65 e perdeu 30 vezes. 

Em 2015, a nova casa foi uma das grandes armas do Timão para conquistar o hexacampeonato brasileiro – e se o título foi confirmado em uma partida disputada fora de casa, a festa da Fiel em comemoração ao triunfo no torneio ocorreu em grande estilo: goleada por 6 a 1 sobre o rival São Paulo, com time reserva e com direito a atuações de gala de Danilo e Cássio, que até pegou um pênalti. 

Em 2017, por sua vez, a Neo Química Arena recebeu a sua primeira final. Na ocasião, o Corinthians sagrou-se campeão Paulista depois de quatro anos, após empate em 1 a 1 com a Ponte Preta – com 3 a 0 no jogo de ida fora de casa. E no final daquele mesmo ano, o estádio veria a conquista do título do Brasileirão mais uma vez. 

No ano seguinte, apesar de não ter sido campeão estadual dentro da Casa do Povo, o estádio contribuiu bastante na campanha do Paulistão de 2018, quando superou o arquirrival Palmeiras nos pênaltis no Allianz Parque. Já em 2019, o Coringão pôde comemorar mais um título paulista do lado da Fiel, depois de derrotar o São Paulo por 2 a 1 na decisão. 

Em 1º de setembro de 2020, quando o Corinthians completou 110 anos, foi anunciado o novo nome do estádio, que antes era chamado de Arena Corinthians. Desde a mudança para Neo Química Arena, foram disputadas 29 partidas, com 13 vitórias, nove empates e sete derrotas. Todos estes jogos foram, no entanto, sem público em virtude da pandemia do Coronavírus/Covid-19, que perdura desde março de 2020, e faz com que os jogos de futebol estejam sendo realizados com portões fechados para torcedores.


Tags: Especiais, Futebol, Neo Quimica Arena, Notícias

Categoria(s): Especiais, Futebol, Neo Quimica Arena