Inédito, histórico, marcante: os títulos que desataram um nó na garganta do corinthiano

31/08/2013 21h00

A- | A+

Passados 103 anos, sempre é bom recordar os títulos marcantes da história do Corinthians, sobretudo aqueles que desataram o nó da garganta da Fiel. Quem não parou durante horas e até mesmo dias após a conquista da primeira Libertadores? Quantos não invadiram o Rio de Janeiro e viram a grande comemoração pelo primeiro título mundial do clube? E aquele sufoco que se encerrou com o Paulistão de 1977, o primeiro título depois do jejum de 23 anos? Nesta matéria, relembre as conquistas do Timão que viraram um marco na história do clube, seja pelo ineditismo ou pelo significado histórico dela.

Paulistão 1914
A primeira taça da história do clube veio quatro anos depois de sua fundação. O Corinthians fez a sua primeira festa de campeão em 1914, sob a batuta do ídolo e artilheiro Neco, que marcou 12 gols. Em uma época de plena luta contra os clubes da elite, as dez vitórias em dez jogos durante a campanha invicta permanecem como a demonstração inicial de força do Timão.

@Placar
``
Basílio corre para a torcida: era o gol do fim do tabu de 23 anos sem títulos

Primeiro título pós-jejum – Paulistão de 1977
Coube à outra conquista estadual, desta vez em 1977, ser eleita, talvez, a maior de toda a história do Corinthians. Inesquecível por ter marcado o fim do jejum, o Paulistão de 1977 está eternizado por algumas imagens, sejam as do torcedor que, de joelhos, cruzou o campo inteiro após a comemoração, do eterno lance que precedeu o gol de Basílio ou do mar de bandeiras tremulando nas arquibancadas.

Primeiro título da Democracia – Paulistão de 1982
Não é necessário apontar títulos para dizer o que foi a Democracia Corinthiana para a história do Sport Club Corinthians Paulista. Com um modelo de gestão revolucionário no qual tanto jogadores como funcionários tinham uma voz ativa nas decisões do clube, Sócrates, Casagrande, Wladimir e cia fizeram história e mostraram ao mundo que o Corinthians se preocupava também  com as questões sócio-políticas de sua época, no caso a ditadura militar brasileira. O primeiro resultado “material” foi o Paulistão de 1982, vencido em cima do São Paulo.

@Placar
``
Uma equipe aguerrida que entrou para a história com o primeiro título brasileiro do Timão

Brasileiro 1990
Forte nas competições estaduais, o Timão buscou a sua libertação nacional no ano de 1990. Desacreditado no início, o clube do Parque São Jorge foi ganhando a confiança da Fiel à medida que Ronaldo espalmava ou Neto marcava seus golaços de falta. Em um Morumbi lotado de corinthianos, o talismã Tupãzinho marcou o gol do título e colocou o Alvinegro no topo do país pela primeira vez.

Copa do Brasil 1995
Campeão do Brasileirão em 1990, o Corinthians expandiu o seu repertório de títulos nacionais com a Copa do Brasil. Em duas vitórias emocionantes sobre o Grêmio-RS, Marcelinho decidiu para o Timão no jogo de ida com belo gol de falta e no de volta com um gol chorado, do jeito corinthiano sofrido de ser.

@Placar
``
Para muitos, o time mais técnico da história do Timão, o primeiro campeão do Mundial de Clubes da FIFA

Mundial de Clubes da FIFA 2000
Logo no início de 2000, com apenas 14 dias de temporada, a Fiel invadiu o Rio de Janeiro pela segunda vez e viu o Timão se tornar o primeiro campeão do Mundial de Clubes da FIFA. Após enfrentar Raja Casablanca (MAR), Real Madrid (ESP), Al-Nasser (SAU) e Vasco, na épica final do Maracanã, o Corinthians pintou o mundo em preto e branco.

@Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
``
O time comandado por Tite que libertou a Fiel e trouxe a Libertadores pela primeira vez para o Parque São Jorge

Libertadores 2012
A taça que faltava ao Timão não falta mais. Em 2012, o elenco comandado pelo técnico Tite alcançou o topo da América em campanha invicta com apenas quatro gols sofridos. Após bater equipes como o Vasco e o Santos, o Corinthians conseguiu importante empate na Bombonera com o Boca Juniors, da Argentina, e venceu no Pacaembu com dois gols de Emerson Sheik.

Recopa Sul-Americana 2013
Campeão da Libertadores de 2012, o Alvinegro se credenciou para a disputa de sua primeira Recopa Sul-Americana neste ano. Contra o São Paulo, campeão da Copa Sul-Americana, o Timão foi melhor e venceu  tanto no Morumbi quanto no Pacaembu. Foi o troféu que possibilitou a alcunha da Tríplice Coroa, somando-se o Mundial de Clubes da FIFA e a Copa Libertadores da América.

Tags: notícia, wp_post_id_17201

Categoria(s): Futebol