Ídolo da Fiel Torcida, Zé Maria completa 71 anos nesta segunda-feira

Ex-lateral-direito é um dos recordistas de jogos com a camisa do Corinthians

18/05/2020 09h30 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Ronaldo Kotscho/Placar


Nesta segunda-feira (18), um dos ícones da raça corinthiana completa mais um ano de vida. Ídolo da Fiel, Zé Maria comemora seu 71º aniversário. Conhecido como Super Zé, o ex-lateral-direito chegou ao Timão com 21 anos de idade, vindo da Portuguesa.

Filho de um corinthiano, Zé Maria prometeu ao seu pai que não só vestiria o manto alvinegro, como seria campeão pelo time do Parque São Jorge. No entanto, muito além de somente cumprir sua promessa, Zé Maria se tornou um símbolo de raça para a Fiel Torcida. Com 598 jogos e 17 gols marcados, o ex-jogador conquistou quatro títulos paulistas ao longo de seus 13 anos como atleta do Corinthians.

Zé Maria foi um dos nomes da conquista do bicampeonato estadual do time da Democracia Corinthiana, onde teve grande importância tanto dentro quanto fora de campo. No título de 1982, ele estava dentro de campo. Já no de 1983, foi elegido técnico do time pelos próprios atletas após começar a temporada ainda como jogador.

Muito lembrado por cobrar a falta que originou o gol de Basílio em 1977 e por ter seguido em campo com a camisa ensanguentada na final do campeonato paulista de 1979, o grande Zé Maria teve a oportunidade de representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1974.

Super Zé é o quarto jogador com mais partidas pelo Corinthians. Ele está atrás apenas de Ronaldo Giovanelli (602), Luizinho (606) e Wladimir (805).


Tags: Notícias, Especiais

Categoria(s): Especiais