Historiador descobre registros de novo símbolo do Corinthians

Timão utilizou distintivo em amistosos realizados no ano de 1916

18/10/2019 10h30 Agência Corinthians

A- | A+
Time do Corinthians em 1916

O historiador responsável pelo Memorial do Corinthians, Fernando Wanner, descobriu um novo distintivo registrado na história do Timão, utilizado pelo clube durante amistosos no ano de 1916.

A descoberta surgiu após pesquisas feitas no Acervo online da Biblioteca Nacional, em que o historiador buscava imagens relacionadas ao estádio da Ponte Grande, a primeira casa da Fiel Torcida. 

Na ampliação da foto anterior, é possível notar o novo símbolo

Projetado pelo litógrafo Hermógenes Barbuy, irmão do lendário jogador do Corinthians, Amílcar Barbuy, o escudo é desenhado com o C e o P entrelaçados em forma de escudo medieval. Bordado nas camisas do Corinthians em 1916, foi usado em cerca de seis amistosos que antecederam o campeonato da Liga Paulista de Football.

Com a descoberta, o símbolo marca o terceiro "CP" na história do Corinthians. Os dois que o antecederam foram utilizados em 1913 e 1914. 

Ilustração feita por Fernando Wanner reproduz o símbolo


Fernando Wanner destacou a importância da descoberta: "Esse distintivo sempre esteve em nossa história, o que eu fiz foi apenas redescobri-lo e trazer ele para torcedor é uma grande honra para mim", disse.

Ilustração feita por Fernando Wanner. No desenho, é possível ver o novo símbolo descoberto, seguido dos que seriam os próximos emblemas corinthianos.


Tags: Especiais, Institucional, Notícias

Categoria(s): Especiais, Institucional