Há oito anos, Romarinho marcava no fim e Corinthians empatava com o Boca Juniors pelo jogo de ida da final da Libertadores 2012

Atacante saiu do banco aos 39 e recolocou o Timão em igualdade na luta pelo título do torneio continental

27/06/2020 09h00 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians


Há oito anos, o torcedor corinthiano vivia um dos momentos mais eufóricos de sua vida. O calendário marcava dia 27 de junho de 2012 e, pela primeira vez na história, o clube disputava a final da Copa Libertadores da América. O adversário era o temido Boca Juniors-ARG. O local era o mítico estádio La Bombonera, em Buenos Aires. No fim do jogo, o Corinthians conseguiu um empate por 1 a 1, com gol de Romarinho, mantendo a decisão em aberto para o segundo jogo, que seria disputado no Pacaembu.  

O time comandado por Tite foi a campo em Buenos Aires com Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Sheik. Durante o segundo tempo, o Corinthians ainda teve três alterações. Saíram Jorge Henrique, Danilo e Alex para a entrada de Liedson, Romarinho e Wallace.  

O jogo  

A etapa inicial não teve muitas chances claras, e as emoções que costumam cercar uma decisão ficaram guardadas para o segundo tempo. Foram 45 minutos de pressão do Boca Juniors.  

A equipe argentina conseguiu se impor dentro de campo, e o estádio conhecido pela pressão que impõe aos rivais tremia com a torcida local. Teve chute de Riquelme para fora, assim como tentativa de Mouche na área, defendida por Cássio. O Timão só conseguiu responder aos 20 minutos, sem causar muito perigo, em cabeçada de Danilo. A pressão se transformou em gol do Boca Juniors, aos 25 minutos.  

Após escanteio cobrado na área, a bola sobrou para Santiago Silva cabecear para fazer o gol, que só não aconteceu porque Chicão meteu a mão na bola. O pênalti não foi marcado porque houve um novo rebote para o time argentino, concluído por Roncaglia. Parecia que La Bombonera faria uma nova vítima brasileira.  

Romarinho, então, entrou no lugar de Danilo aos 39 minutos. O atacante tinha acabado de chegar ao Corinthians e nunca havia atuado em uma partida de Libertadores. Pressões que não surtiram efeito negativo no reforço do Timão. Pelo contrário. Aos 41, o lance decisivo alvinegro começou com Paulinho, que roubou a bola de Riquelme e tocou para Emerson.  

O camisa 11 girou e quase se desequilibrou, mas se recuperou a tempo de passar em profundidade para Romarinho, que conseguiu furar a defesa do Boca e entrou livre na área. Frente a frente com o goleiro, Romarinho deu seu primeiro toque na Libertadores. Tão sutil, que encobriu o arqueiro e fez a bola morrer lentamente no gol do time argentino. Um momento épico, inesquecível para os corinthianos que estavam vendo o jogo em La Bombonera ou pela TV.  

No fim do jogo, o Boca Juniors quase deu um segundo golpe, aos 45 minutos, com Viatri, que cabeceou no travessão de Cássio, após cruzamento na área. No rebote, Cvitanichi não teve tempo de reação. A bola bateu em cima dele e foi para fora. Era um sinal! O final desta história, todo mundo sabe.


Tags: Notícias, Futebol

Categoria(s): Futebol