Há 69 anos, Corinthians vencia a primeira partida fora do Brasil na sua história

Timão venceu um Combinado Uruguaio no seu primeiro torneio disputado no exterior

30/06/2020 09h00 Agência Corinthians

A- | A+

Corinthians teve temporada vencedora em 1951, quando foi campeão paulista. Foto: Arquivo Corinthians

O Corinthians conquistava a sua primeira vitória no exterior exatamente 69 anos atrás. No dia 30 de junho de 1951, o Timão havia ido para fora do Brasil pela primeira vez na sua história para disputar um torneio amistoso em Montevidéu. E conquistou seu primeiro triunfo atuando em outro país, e com direito a goleada.

O alvinegro foi convidado para o Torneio Internacional – Quadrangular de Montevidéu. Também participavam da competição o local Peñarol e o brasileiro Bangu, que se enfrentaram na outra chave, além de um combinado uruguaio, que foi o adversário do Timão. 

O técnico corinthiano Newton Senna decidiu escalar a equipe com o melhor que havia à disposição. O onze inicial tinha: Cabeção; Homero, Rosalem, Idário, Touguinha e Julião; Cláudlio, Luizinho, Baltazar, Carbone e Colombo. Ainda entraram em campo Roberto, Nardo e Nelsinho, nos lugares de Touguinha, Cláudio e Colombo.

O Timão abriu o placar no começo do jogo. Aos 17 minutos, Baltazar balançou a rede, e o faria novamente sete minutos depois. Ainda no primeiro tempo, o terceiro tento alvinegro viria com Luizinho, aos 37. No segundo tempo, sofreria um gol aos 18 minutos, mas responderia aos 25 com Nelsinho, que daria números finais ao confronto.

Agora vem a parte mais curiosa: Timão e Peñarol se classificaram para a final do Quadrangular de Montevidéu. Mas não houve decisão: a equipe uruguaia queria escalar um árbitro do próprio país para apitar a partida. O Coringão bateu o pé e não aceitou. E assim, o jogo não foi realizado. O Timão voltou para o Brasil, e o torneio não teve campeão.

Tags: Futebol, Notícias

Categoria(s): Futebol