Há 27 anos, Corinthians conquistava o 21º Paulistão da história; Viola se despedia

Alvinegro voltava a vencer torneio após sete anos fazendo 2 a 1 no Derby em Ribeirão Preto em última partida do atacante pelo clube

06/08/2022 09h00 Agência Corinthians

A- | A+


Foto: Ricardo Correa/Revista Placar

No dia 6 de agosto de 1995, há 27 anos, o Corinthians derrotou o Palmeiras na final do Campeonato Paulista e conquistou o título estadual pela 21ª vez na história. No estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, o Timão venceu o arquirrival por 2 a 1 na prorrogação para se tornar o maior campeão paulista de forma isolada.

Campeão da Copa do Brasil daquele mesmo ano, o Alvinegro buscava voltar a vencer um Paulistão, algo que não acontecia desde 1988. A campanha da primeira fase foi irregular, mas chegando na fase decisiva o Alvinegro engrenou rumo ao título. Após empate em 1 a 1 na primeira partida, o Timão tinha vantagem do empate na decisão por ter melhor campanha na fase anterior.

A equipe corinthiana escalada por Eduardo Amorim, foi a campo naquela final com: Ronaldo; André Santos, Célio Silva, Henrique e Silvinho; Zé Elias, Bernardo, Marcelinho e Souza; Viola e Marques. Durante a partida, o lateral Vítor, Elivélton e Tupãzinho ainda entraram no Timão.

O primeiro tempo foi bem equilibrado, com características clássicas de um derby, e ambos os times não conseguiram balançar as redes. Já no segundo tempo, aos 11 minutos, Nilson abriu o placar para o Palmeiras. Logo depois, aos 15 minutos, batendo falta com precisão, Marcelinho empatou o jogo. O lance ficou marcado pelo atacante Muller, que ficou debaixo das traves, tentando evitar o gol, mas sem sucesso.

Com o jogo empatado, a partida foi para a prorrogação. Aos 12 minutos da segunda etapa do tempo extra, Elivélton, que tinha entrado no lugar de Marques, virou o placar para o Time do Povo. Após rebote em cobrança de falta, Tupãzinho, o Talismã da Fiel, rolou a bola para a chegada de Elivélto nque soltou a bomba no ângulo: 2 a 1 Corinthians. A festa para mais de 40 mil pessoas no interior paulista era alvinegra. Pela 21ª vez, o Timão levantava o caneco do Paulistão e se tornava o maior campeão paulista de forma isolada.


Tags: Futebol, Notícias

Categoria(s): Futebol