Há 24 anos, Rincón marcava seus dois primeiros gols com a camisa do Corinthians

Colombiano contribuiu para vitória por 5 a 2 contra o Mogi Mirim no Paulistão de 1998

02/04/2022 09h00 Agência Corinthians

A- | A+


Foto: Arquivo Corinthians

Ídolo de uma das melhores fases da história alvinegra, Freddy Rincón chegou ao Corinthians no segundo semestre de 1997 e fez sua estreia com a camisa alvinegra no dia 14 de setembro, contra a Portuguesa, no Canindé, em jogo válido do Brasileirão. E marcaria seus dois primeiros gols com a camisa do Timão oito meses depois de sua estreia, há exatos 24 anos.  

O jogo ocorreu na noite do dia 2 de abril de 1998, quando o Corinthians recebeu a equipe do Mogi Mirim, no Pacaembu. O técnico Vanderlei Lixemburgo escalou uma equipe com: Nei; Rodrigo, Cris, Gamarra, Sylvinho; Romeu, Vampeta, Rincón, Marcelinho; Edílson e Mirandinha. Com a bola rolando, Rincón marcou o segundo e o quarto gols do Coringão, que venceu a equipe do interior por 5 a 2.   

Após conquistar vários títulos na carreira em seu país, no Real Madrid e no Napoli, Rincón chegou ao Corinthians para viver seu melhor momento. Durante a sua trajetória como jogador de futebol, ele jogou como meia ofensivo, mas no Corinthians foi recuado para a posição de volante, onde jogou com grande êxito. 

Demonstrando uma marcação forte e um grande espírito de raça, fatores que todo corinthiano gosta de ver, formou ao lado de Vampeta a melhor dupla de volantes do futebol brasileiro e uma das melhores do mundo na época. Contou também com a companhia de Marcelinho e Ricardinho no meio campo, e Edílson, Luizão e Dinei no ataque.  

O gol mais importante de Rincón no Corinthians foi o gol que garantiu a classificação para a final do Mundial de 2000. O camisa 8 marcou o segundo gol do Timão na vitória por 2 a 0 sobre o Al Nassr, da Arábia Saudita. O tento marcado fez com que o Corinthians chegasse a quatro gols de saldo, contra três do Real Madrid, com ambos empatados em 7 pontos no grupo A.  

No Corinthians, Rincón disputou 158 jogos e marcou 11 gols. Conquistou quatro títulos: Brasileiro (1998 e 1999), Paulista (1999) e o primeiro Mundial de Clubes da FIFA (2000). Nesse último, foi ele quem levantou a taça de campeão. Ele teve duas passagens pelo clube: a primeira foi de 1997 até 2000 e a segunda foi no ano de 2004, onde ficou apenas um semestre e disputou 21 partidas. Foi também técnico nas categorias de base do clube em 2009. 

 


Tags: Futebol, Notícias

Categoria(s): Futebol