Há 22 anos, Corinthians conquistava o mundo pela primeira vez

Há 22 anos, Corinthians conquistava o mundo pela primeira vez

Após penalidades na grande final, contra o Vasco, no Maracanã, Timão se tornou o campeão mundial de 2000

14/01/2022 08h00 Agência Corinthians

A- | A+


No dia 14 de janeiro de 2000, há 22 anos, o Corinthians escreveu um dos capítulos mais importantes da história do clube alvinegro. Após passar pelo gigante Real Madrid na fase de grupos, o Timão venceu o Vasco nos pênaltis por 4 a 3, após empate sem gols no tempo normal, para conquistar o título do Mundial de Clubes da FIFA pela primeira vez.

No estádio do Maracanã, que recebeu mais de 70 mil torcedores - com uma boa parte da Fiel, que fez a segunda Invasão Corinthiana ao Rio de Janeiro -, a equipe do Parque São Jorge, comandada pelo técnico Oswaldo de Oliveira, entrou em campo com Dida; Índio, Adílson, Fábio Luciano e Kléber; Vampeta, Rincón, Marcelinho e Ricardinho; Edílson e Luizão. 

Durante praticamente todo o primeiro tempo, o nervosismo e a ansiedade tomaram conta das duas equipes, com poucas chances criadas. Na primeira etapa, a melhor chance corinthiana apareceu aos 37 minutos, quando Marcelinho recebeu passe na entrada da área e bateu rasteiro para a defesa de Hélton. 

Assim como no primeiro tempo, a segunda metade da partida foi marcada pela tensão das equipes. Aos cinco minutos, em um dos poucos momentos mais agudos, Edílson invadiu a área e chutou cruzado, mas a bola passou ao lado da trave. Após a igualdade no placar mesmo depois da prorrogação, o primeiro campeão do Mundial de Clubes da FIFA seria decidido na disputa de pênaltis. 

Rincón, Fernando Baiano e Luizão marcaram para o Timão, enquanto Romário e Alex Oliveira acertaram para a equipe carioca. Na terceira cobrança vascaína, brilhou a estrela do paredão Dida ao defender cobrança de Gilberto. 

Edu marcou e fez 4 a 2, mas Viola também acertou a sua cobrança e levou para 4 a 3. Em seguida, Marcelinho desperdiçou a cobrança que daria o título ao Corinthians, mas Edmundo também não acertou, fechando a conta e consagrando o Timão como o primeiro campeão do Mundial de Clubes da FIFA. Eternizando o grito de "Todo Poderoso Timão", a Fiel fez a festa mais uma vez em pleno estádio do Maracanã. 


Tags: Futebol, Notícias

Categoria(s): Futebol