Há 12 anos, Timão superava o Internacional no primeiro jogo da final da Copa do Brasil

Corinthians garantiu a vantagem com gols de Jorge Henrique e Ronaldo

17/06/2021 09h00 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

No dia 17 de junho de 2009, há exatos 12 anos, o Corinthians venceu o Internacional-RS por 2 a 0, pela primeira partida da decisão da Copa do Brasil de 2009. No estádio do Pacaembu, mais de 36 mil pagantes assistiram aos gols de Jorge Henrique e Ronaldo, que deram a vitória ao Timão. 

O jogo

O Corinthians foi a campo naquela noite com Felipe; Alessandro, Chicão, William e Marcelo Oliveira; Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo. O técnico era Mano Menezes.

Com pouco mais de um minuto de jogo, o meia Douglas cobrou falta pela esquerda, a bola passou por toda a grande área gaúcha, pelo goleiro Lauro e sobrou para Chicão. O zagueiro Alvinegro cabeceou para o gol, mas a zaga do Inter defendeu, em cima da linha. 

Aos 21, Dentinho invadiu a área pela direita e cruzou rasteiro. Ronaldo bateu de primeira, mas abafado pelo goleiro Lauro, que colocou para escanteio. Na sequência, a primeira chance da equipe gaúcha, com Taison e Marcelo Cordeiro. O lateral esquerdo do Inter invadiu a área e cruzou, na saída de Felipe, mas William afastou o perigo. 

Com 26 minutos, Jorge Henrique dominou pela meia e passou para Marcelo Oliveira. O lateral esquerdo Alvinegro passou pelo marcador e cruzou, rasteiro, para o mesmo Jorge Henrique concluir, de primeira, e abrir o placar para o Timão. 

Na segunda etapa, aos oito minutos, Elias aproveitou a distração do Internacional e cobrou rapidamente uma falta, pela direita. O volante achou Ronaldo. Em velocidade, o Fenômeno tirou a marcação do zagueiro Índio, trouxe a bola para a perna esquerda e bateu no canto para fazer 2 a 0 para o Timão e explodir a torcida nas arquibancadas do Pacaembu. 

O Internacional-RS partiu para o ataque, mas parou nas mãos de Felipe que, com três grandes defesas, ajudou a garantir a vitória e a vantagem do Timão para a partida de volta da final, que aconteceria em Porto Alegre. 


Tags: Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): Especiais, Futebol