Há 12 anos, Corinthians venceu o Athletico-PR pela Copa do Brasil em grande noite de Ronaldo

Pelo jogo de volta das oitavas de final do torneio, atacante marcou os dois gols do triunfo no Pacaembu

06/05/2021 08h00 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians


Exatamente 11 anos atrás o Corinthians entrou em campo no estádio do Pacaembu para disputar a partida de volta da fase oitavas de final da Copa do Brasil de 2009. Na ocasião, o Alvinegro recebia o Athletico-PR na Saudosa Maloca e, após sofrer um revés por 3 a 2 no jogo de ida, em Curitiba, venceu por 2 a 0 e se classificou para as quartas em grande noite de Ronaldo Fenômeno.

Derrotado na Arena da Baixada uma semana antes, o Timão conseguiu anotar seus dois gols no fim da partida e se manter vivo na disputa. E ao entrar em campo no Pacaembu, o técnico Mano Menezes escalou: Felipe; Alessandro, Chicão, Diego Sacoman, André Santos; Cristian, Boquita, Douglas; Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho.

Dentro de campo, a pressão corinthiana foi forte. Com domínio na posse de bola, a primeira chance de grande perigo veio aos 17 minutos com Cristian. O volante arriscou chute de fora da área e a bola passou perto do gol. Aos 28, quase o Timão abre o placar: Boquita lança Jorge Henrique, que até conseguiu driblar o goleiro Gallatto, mas chutou na rede pelo lado de fora.

No primeiro tempo ainda teve mais duas chances claras de gol: uma aos 30 minutos com André Santos, que recebeu lançamento de Douglas e chutou, mas parou em Gallatto; e com Ronaldo, que aos 38 minutos roubou a bola da defesa do Athletico, avançou e chutou de perna esquerda, também com intervenção do goleiro do time paranaense.

Mas ainda era pouco para o camisa 9 alvinegro. Na volta do segundo tempo, ele só precisou de dez minutos para encontrar o caminho do gol: recebeu a bola na entrada da área de costas para o gol, girou e chutou no canto de Gallatto, abrindo o placar e, até então, classificando o Timão pelo critério do gol marcado fora de casa.

O Fenômeno, no entanto, queria ainda mais. Aos 23 minutos, ele sofreu falta dentro da área, que o juiz assinalou pênalti. Com a estrela em alta, ele mesmo pegou a bola, foi para a cobrança e anotou o segundo do Coringão, selando o placar final e garantindo a classificação para as quartas de final do torneio que o Alvinegro venceria semanas depois.


Tags: Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): Especiais, Futebol