Há 11 anos, Corinthians superava Fluminense e avançava à semi da Copa do Brasil

Com vitória no jogo de ida, Alvinegro empatava na volta e garantia classificação

20/05/2020 09h00 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Exatamente 11 anos atrás, no dia 20 de maio de 2009, o Corinthians faria um jogo bastante difícil e garantiria a vaga na semifinal da Copa do Brasil daquele ano. Enfrentando o Fluminense, o Alvinegro havia vencido por 1 a 0 na partida de ida das quartas de final no Pacaembu, e depois foi ao Rio de Janeiro, empatou em 2 a 2 e avançou de fase.

O Timão chegava com vantagem para o confronto após uma partida parelha em casa, mas que contou com grande atuação do goleiro adversário, Fernando Henrique. Dentinho havia marcado o gol da vitória uma semana antes.

No Maracanã, o técnico Mano Menezes levou a campo o seguinte onze inicial: Felipe; Alessandro, Chicão, William, André Santos; Cristian, Elias, Douglas; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo. Entraram na partida Morais (Jorge Henrique), Boquita (Dentinho) e Diego Sacoman (Ronaldo).

Dentro de campo, o Timão iniciaria o jogo analisando o adversário, que, em casa, ia para cima e buscava o ataque nos primeiros minutos. Mas o Coringão era mais eficiente. Tano que o primeiro gol saiu logo aos sete minutos. No primeiro lance ofensivo do time um minuto antes, Jorge Henrique sofreu falta no lado esquerdo da área. Em grande fase, Chicão cobrou e estufou a rede do Flu.

Com 1 a 0 no placar, a vantagem alvinegra aumentava e o time voltava a se postar na defesa, atuando nos contra-ataques. A estratégia mais uma vez deu resultado. Nove minutos depois, Dentinho encontrou Jorge Henrique livre na área e o camisa 23 tocou de joelho para encobrir Fernando Henrique e ampliar o marcador.

O Timão dominava o jogo e quase fez o terceiro gol instantes depois, em chute de Dentinho que passou ao lado do gol. E iria para o segundo tempo com boa vantagem no placar. Com a mesma estratégia, o Coringão acabou sofrendo o primeiro gol aos 18 minutos, com Alan pegando rebote de chute de Conca espalmado por Felipe.

Ao diminuir o placar, o time da casa foi pra cima e acabou encontrando o segundo gol cinco minutos depois. Marquinho tocou para Thiago Neves, que chutou e empatou o confronto. O 2 a 2 no placar fez o Timão sair da defesa, e aos 31, Ronaldo recebeu dentro da área e chutou, mas o goleiro defendeu. Aos 46, André Santos quase fez o terceiro em cobrança de falta. Mas o jogo terminou sem mais gols, e com a classificação garantida para o Timão.


Tags: Notícias, Especiais

Categoria(s): Especiais