Filho do Terrão, Dinei comemora seu 51º aniversário

Jogador é tricampeão brasileiro pelo Corinthians

10/09/2021 09h00 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Acervo/Memorial Corinthians

Nesta sexta-feira (10), um dos ídolos mais irreverentes da história do Corinthians comemora mais um aniversário. Dinei, ex-atacante alvinegro, completa 51 anos. Com duas passagens pelo Timão, ele se tornou o primeiro atleta a ser tricampeão nacional da história do clube – o ex-meia Danilo é o outro da lista.

Revelado pelas categorias de base do Timão, Claudinei Alexandre Pires é corinthiano desde que nasceu. E mais do que isso: Dinei é filho do ex-atacante Ney, que vestiu o manto alvinegro e foi ídolo nos anos 1960. Além disso, na adolescência integrou uma das torcidas organizadas do clube, a Gaviões da Fiel.

Dinei, curiosamente, foi das arquibancadas para dentro de campo. Em 1990, quando ainda era um atleta do sub-20, ascendeu ao profissional após uma sequência sem vitórias do time no Brasileirão. O técnico Nelsinho Baptista comandou um amistoso entre os times adulto e de base, onde o ídolo se destacou e marcou três gols. O treinador, então, o chamou para integrar a equipe principal no próximo jogo, contra o Vasco, saindo do banco de reservas.

A sorte de Dinei, no entanto, não pararia por ali. Apesar do Coringão não sair do 0 a 0 contra o time carioca, Ele treinou bem durante toda a semana e foi escalado com a camisa 9 nos onze iniciais que foram ao Pacaembu. E aos 26 minutos do primeiro tempo, completou cruzamento da direita e marcou o tento da vitória por 1 a 0, o primeiro como profissional no primeiro jogo como titular.

Dinei seguiu tendo oportunidades alternando entre o time titular e o reserva até o final daquele Brasileirão, que seria o primeiro dos três que conquistou. Fez seu último jogo da primeira passagem em abril de 1992, voltando ao time seis anos depois. Nos braços da Fiel, ficou marcado por entrar no segundo tempo e mudar a história dos jogos, assim como Tupãzinho.

Na campanha do Brasileirão de 1998, Dinei foi fundamental para a conquista do bicampeonato brasileiro. No primeiro jogo da final contra o Cruzeiro, o jogador, com a camisa 18, anotou primeiro gol do Timão no empate por 2 a 2. Já na terceira e decisiva partida, Dinei deu duas assistências, para Edílson e Marcelinho fazerem os gols da vitória por 2 a 0. Também participou ativamente dos títulos Paulista e Brasileiro de 1999 completando assim três títulos nacionais.

Em 2000, o atacante contribuiu para a conquista do primeiro Mundial de Clubes FIFA, quinto título que levantou pelo Timão. Ao todo, disputou 194 jogos como profissional.


Tags: Futebol, Notícias

Categoria(s): Futebol