Eterno ídolo do Corinthians, Sócrates completaria 66 anos nesta quarta-feira

“Magrão”, como ficou conhecido entre os amigos, foi um dos líderes da Democracia Corinthiana

19/02/2020 10h00 Agência Corinthians

A- | A+


Foto: Irmo Celso / Placar


Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ou apenas Dr. Sócrates, completaria 66 anos de idade nesta quarta-feira (19). Natural de Belém-PA, o eterno ídolo do Corinthians faleceu no dia 4 de dezembro de 2011, dia da conquista do penta do Brasileirão pelo Timão.

Curiosamente, em 1983, Sócrates disse a seguinte frase: “Quero morrer em um domingo e com o Corinthians Campeão”. Doutor, como era chamado devido à sua formação acadêmica, conquistou títulos com a camisa alvinegra e é lembrado até hoje como um dos maiores ídolos do Alvinegro.

Líder intelectual da Democracia Corinthiana, movimento democrático do início dos anos 80, chegou ao Timão em 1978, com 24 anos e médico recém-formado, após se destacar pelo Botafogo-SP. Seu futebol se caracterizava pela habilidade, inteligência e toques de calcanhar.

Dentro de campo, era destaque com gols decisivos e um futebol cerebral. Fora dele, se destacava reivindicando maior liberdade e participação para os atletas. Em sete anos de Corinthians, Sócrates vestiu a camisa alvinegra em 298 oportunidades, tendo marcado 172 gols. Conquistou o Campeonato Paulista em três oportunidades: 1979, 1982 e 1983.


Tags: Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): Especiais, Futebol