Estreia de Neto pelo Timão completa 32 anos nesta sexta-feira (23)

Meia iniciou jogada do gol de outro estreante, Fabinho, no triunfo sobre o Sampaio Corrêa

23/07/2021 08h00 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Ricardo Correa/Placar


A estreia de um dos maiores ídolos do Corinthians completa 32 anos nesta sexta-feira. No dia 23 de julho de 1989, Neto jogou pela primeira vez com o manto alvinegro. O ex-jogador foi um dos principais pilares da conquista do Campeonato Brasileiro de 1990, o primeiro da história do Timão. 

Naquela ocasião, o Corinthians enfrentou o Sampaio Corrêa pelo jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil. Mais de 19 mil pessoas no Pacaembu acompanharam a primeira partida do eterno Xodó da Fiel. Para aquele duelo, o treinador Palhinha escalou o Corinthians com Ronaldo; Wilson Mano, Marcelo, Dama e Denys; Márcio Bittencourt, Eduardo, Neto; Fabinho, Viola e Mauro.

Gol de outro estreante

O Timão teve um jogo mais complicado do que esperava naquela ocasião. Naturalmente, pois a equipe alvinegra estreou três atletas naquele dia, os três no time titular: além de Neto, Eduardo e Fabinho, ambos vindos da Inter de Limeira, fizeram parte do setor ofensivo alvinegro.

E a jogada do gol teve participação de dois deles: Neto arrancou pelo centro e lançou Mauro na ponta-esquerda. O camisa 11 ajeitou o corpo e cruzou na segunda trave, onde Fabinho, o ponta-direita, completou de cabeça e balançou a rede logo em sua primeira partida com o manto alvinegro. Ele garantiu não só a vitória, mas a classificação à fase seguinte da Copa do Brasil.

Neto iniciou ali a sua gloriosa passagem pelo Coringão. Tanto com a bola no pé como pela sua personalidade forte, ficou marcado como o principal jogador corinthiano na conquista do título do Campeonato Brasileiro de 1990, onde marcou nove gols  cinco de falta, a sua especialidade. Com a camisa 10, se tornou o Xodó da Fiel e realizou 228 partidas em duas passagens  de 1989 a 1993 e de 1996 e 1997  e 80 gols marcados.

Já Fabinho também viveu duas passagens no Timão, entre 1989 e 1993 e de 1994 a 1995. Assim, participou das campanhas dos títulos de 1990, e da Copa do Brasil e do Paulistão em 1995. Ele contabilizou 258 jogos e 25 gols.

Tags: Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): Especiais, Futebol