Departamento de Peteca do Corinthians completa 90 anos

Timão foi o fundador da modalidade e posteriormente ajudou na criação da Federação Paulista de Peteca

01/05/2021 12h17 Agência Corinthians

A- | A+
Partida de Petecão em 1940. Foto: Reprodução/FEPAPE

No dia 1º de maio de 1931, foi criada no Corinthians a primeira modalidade esportiva no Brasil utilizando Peteca em formato de jogo, o Petecão, um campeonato disputado por times com quatro atletas em cada lado da quadra (dois defensores, um levantador e um atacante).

Os fundadores do esporte foram: Raul Gonçalves, Julião Ângulo, Evaristo de Toleado, Ítalo Galerini, José Abílio e José de Souza, sendo o último o responsável pela confecção das petecas. A primeira quadra da modalidade ficava perto da Caixa D´Água do Sport Club Corinthians Paulista.

Ao longo do tempo, o esporte foi crescendo e ganhando maior importância. Famílias inteiras iam ao clube para praticar a modalidade. Em 1957, a quadra de areia original mudou de local e foi substituída por outras duas, também com piso de areia. No ano de 1975, o proprietário de um dos bares do clube, Sr. José Miguel, construiu a primeira quadra de Peteca Mineira de cimento dentro de um clube paulista.

Os anos foram se passando e o Petecão foi deixando de despertar interesse de novos e tradicionais praticantes por falta de atacantes para os jogos. No final da década de 70, o ex-jogador de basquete do Corinthians, José Borbolla, realizou uma exibição de Peteca Mineira com atletas de Minas Gerais, deixando-os mais próximos dos atletas do Corinthians.

A partir daí, em 1985, o esporte teve seu encerramento oficial após 54 anos de existência. As duas quadras de areia viraram duas de Peteca Mineira, com piso de cimento. No mesmo ano, dentro do clube do Corinthians, aconteceu a criação da Federação Paulista de Peteca. Ela envolvia quatro clubes: Sport Club Corinthians Paulista, Clube Paineiras do Morumby, Esporte Clube Sírio e Flamengo Futebol Clube de Americana.

O time do Timão esteve presente em todas as competições organizadas pela federação e conquistou os títulos estaduais de 1992, 1995 e 1996. Ao longo dos anos de peteca no Corinthians, alguns nomes importantes da história do Coringão passaram pelas quadras do clube. O ex-presidente Vicente Matheus e os jogadores profissionais de futebol Gilmar dos Santos Neves, Carlos (ex-goleiro titular da seleção brasileira de 1986) e Luizinho.

Vicente Matheus participa do aniversário de 44 anos do Departamento de Peteca do Corinthians. Foto: Reprodução/FEPAPE


Tags: Notícias, Peteca

Categoria(s): Peteca