Corinthians vencia o Santos e continuava vivo na semifinal do Brasileiro de 1998, há 23 anos

Timão perdeu o primeiro jogo por 2 a 1 e precisava de uma vitória para levar a decisão à terceira partida

06/12/2021 09h41 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Getty Images

Na tarde do 6 de dezembro de 1998, o Corinthians entrava em campo para mais um jogo importante e decisivo da campanha do Campeonato Brasileiro daquele ano. Após terminar a primeira fase como líder do campeonato, eliminar o Grêmio nas quartas de final e perder o jogo de ida da semifinal para o Santos, o Timão precisava vencer o jogo para se manter vivo e disputar a terceira e última partida decisiva. O jogo realizado no Pacaembu, acabou com a vitória por 2 a 0 do Coringão. Os gols corinthianos foram marcados por Marcelinho e Edílson.

Naquele dia, o técnico Vanderlei Luxemburgo escalou o Corinthians com um onze inicial formado por Nei; Índio, Batata, Gamarra e Silvinho; Gilmar, Rincón, Vampeta e Marcelinho; Edílson e Didi. Durante a partida, Ricardinho e Dinei entraram.

O segundo jogo dessa decisão é marcante para os corinthianos. E o Timão iniciou o jogo com tudo. Logo no começo do jogo, após grande jogada entre Vampeta e Marcelinho, Edílson recebeu passe dentro da área e finalizou com perigo para o gol, exigindo grande defesa do goleiro santista. No rebote, Didi tentou uma meia-bicicleta, mas a bola foi para fora.

Aos 27 minutos do primeiro tempo, o Timão teve um pênalti ao seu favor, depois de Edílson fazer uma linda jogada do lado direito do ataque. Na cobrança Marcelinho rolou a bola para abrir o placar.

No primeiro lance do segundo tempo, aos 15 minutos, Marcelinho cruzou para Edílson na área. O atacante não perdoou e cabeceou bonito para o gol, garantindo o segundo gol do Timão. Pouco tempo depois, quase que o Corinthians chegou ao terceiro gol. Edílson recebeu novamente a bola, que chegou batendo cruzado, mas o goleiro fez a defesa.

O jogo, então, acabou 2 a 0 para o Corinthians, levando a decisão para a terceira partida. Na partida decisiva, o Santos saiu na frente. O Corinthians precisava empatar para se classificar, e o gol novamente foi dele, Edílson. O atacante recebeu na área, tirou o zagueiro Argel de letra e finalizou para colocar o Timão na final.

A grande decisão do campeonato foi disputava contra o Cruzeiro, também em três jogos. A primeira partida foi no Mineirão e terminou em 2 a 2. O segundo jogo da final foi no Morumbi. Em uma partida muito disputada, o placar final foi 1 a 1. No último jogo, também disputado no Morumbi, o Alvinegro venceu por 2 a 0 e garantiu o seu segundo título brasileiro.


Tags: Notícias, Especiais

Categoria(s): Especiais