Corinthians exibe documentário 'Democracia em Preto e Branco' neste sábado (13)

Narrado por Rita Lee, filme que aborda momento histórico do país e do clube será mostrado em parceria com o Museu do Futebol

10/06/2020 12h00 Agência Corinthians

A- | A+



O Corinthians exibe às 21h30 deste sábado (13) em sua página no Facebook o documentário "Democracia em Preto e Branco", que retrata período que marcou a história do clube. A iniciativa faz parte da mostra virtual Cinema na Rede, realizada pelo Museu do Futebol, cuja página será a origem da transmissão.

Narrado por Rita Lee, o filme conta a trajetória da luta pela redemocratização do país, então submetido a uma ditadura militar havia quase 20 anos. E um movimento nascido dentro do Corinthians ajudou a dar amplificar o clamor popular por eleições livres, liberdades individuais e o fim da censura.

Liderados por Sócrates, Wladimir e Casagrande, jogadores alvinegros instituiram um processo democrático no qual todos participavam das decisões dentro do clube, o que não era comum na época. Ao mesmo tempo, se transformaram em porta-vozes dos anseios de toda uma geração sufocada pelo regime militar.

A Democracia Corinthiana não se resumiu apenas em um protesto contra o regime daquela época, mas também trouxe ao Corinthians glórias esportivas. Durante esse período, o Timão foi bicampeão paulista, em 1982 e 1983, quando derrotou o arquirrival São Paulo por dois anos seguidos.

Desde o início da quarentena, o Museu do Futebol, em parceria com o Cinefoot, tem mostrado conteúdos relacionados a diversos clubes brasileiros. A programação pode ser conferida no site da instituição (https://www.museudofutebol.org.br/).


Tags: Institucional, Notícias

Categoria(s): Institucional