Corinthians conquistava seu 17º título paulista na história há 41 anos

Título estadual de 1979 foi vencido apenas em fevereiro do ano seguinte, em triunfo sobre a Ponte Preta

10/02/2021 09h00 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Arquivo Corinthians


O Corinthians conquistava o 17º título estadual da história do clube há exatos 41 anos. No dia 10 de fevereiro de 1980, o Timão superou a Ponte Preta por 2 a 0 no terceiro jogo da decisão do Campeonato Paulista de 1979 no Morumbi. E com gols de Sócrates e Palhinha, levou mais uma taça do torneio.  

Dois anos após encerrar um jejum de quase 23 temporadas sem títulos relevantes, o Corinthians via pela frente novamente a Ponte Preta, adversário no duelo decisivo de 1977. E mais uma coincidência: três jogos foram necessários para decidir o estadual, como havia sido na quebra do tabu. Apesar de valer pelo Paulista de 1979, as partidas aconteceram em fevereiro de 1980. 

No primeiro jogo, no dia 03 de fevereiro de 1980, o Corinthians venceu a Ponte Preta por 1 a 0. No Morumbi, o duelo foi decidido com gol de Palhinha, já no segundo tempo. 

Três dias depois, no dia 06 de fevereiro de 1980, o segundo jogo decisivo foi disputado. Novamente no Morumbi, Corinthians e Ponte Preta ficaram no empate em 0 a 0, que levou o duelo para o terceiro e último confronto da final. 

Com mais de 99 mil pessoas no Morumbi, o treinador Zé Duarte escalou o Timão no jogo que valeu a taça com Jairo; Luís Cláudio, Mauro, Amaral, Wladimir; Caçapava, Biro-Biro, Palhinha, Sócrates; Píter e Romeu. 

Em busca da vitória, ainda no primeiro tempo, Sócrates cruzou para Palhinha, que livre e de peixinho marcou. Porém, o bandeirinha assinalou que o jogador do Corinthians estava em posição irregular. 

Com isso, o Corinthians só abriu o placar no segundo tempo do jogo. Após bola cruzada na área, Sócrates chutou com força no gol e fez 1 a 0 para o Timão aos 11 minutos da etapa final. 

Aos 24 minutos, veio o gol do título do Timão no Morumbi. Depois de cruzamento da direita, Palhinha infiltrou a grande área sem marcação e com chute certeiro colocou números finais na decisão. Após o apito final, a Fiel pôde gritar e comemorar o 17º título paulista da história do Corinthians. 

Último jogo e gol de Palhinha 

A vitória na final do Paulistão daquele ano foi o último jogo de um ídolo pelo Alvinegro. O atacante Palhinha balançava a rede definindo o triunfo por 2 a 0 e fazia, assim, o seu 44º gol em 148 jogos, disputados entre 1977 e 1980 com o manto alvinegro. 

Vindo do Cruzeiro, ele entrou na equipe que conquistaria o título do Fim da Fila de 1977 e não sairia mais até ser negociado com o Atlético-MG. Depois, ele voltaria ao Coringão como técnico, em 1989.


Tags: Notícias, Futebol, Especiais

Categoria(s): Futebol, Especiais