Contra o Cruzeiro, Timão iniciava disputa pelo título Brasileiro de 1998, há 23 anos

No Mineirão, Alvinegro deu o primeiro passo rumo ao bicampeonato nacional

13/12/2021 10h59 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Alexandre Battibugli / Placar

Nesta segunda-feira (13), 23 anos atrás, realizava-se o primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de 1998, ano da conquista do bicampeonato nacional do Corinthians. No estádio do Mineirão, o Timão enfrentou o Cruzeiro e empatou pelo placar de 2 a 2, com gols de Dinei e Marcelinho Carioca.

Comandado pelo treinador Vanderlei Luxemburgo, o Timão estava escalado com: Nei; Índio, Batata, Gamarra e Silvinho; Gilmar, Vampeta, Rincón e Marcelinho Carioca; Edílson e Didi. Ricardinho, Amaral e Dinei ainda entraram em campo no decorrer da partida.

Líder ao fim da primeira fase, o Timão chegou para a decisão com moral para ir em busca do título. Logo nos primeiros instantes da partida, o camisa 10, Edílson, driblou o zagueiro cruzeirense dentro da área, sofreu o pênalti e o juiz não assinalou nada. Apesar das poucas chances criadas na primeira etapa, os mandantes abriram o placar faltando apenas 3 minutos para o fim da primeira etapa.

Na volta do intervalo, logo no primeiro minuto da segunda etapa, o Cruzeiro ampliou a vantagem. No entanto, aos 8 minutos, o atacante Dinei - que havia entrado no lugar de Didi - recebeu passe de Edílson e empurrou para o fundo do gol. Com a Fiel inflamada nas arquibancadas do Mineirão, o Coringão aproveitou o momento da partida e foi para cima da equipe mineira.

Aos 13 minutos, Dinei apareceu novamente. Em bela jogada pela lateral da área adversária, o atacante cruzou com o pé esquerdo na cabeça de Marcelinho Carioca. O ‘pé de anjo’, com seus 1,68 metros de altura, subiu sozinho na pequena área para empatar o jogo.

Com o placar de 2 a 2, o Corinthians voltou para São Paulo precisando de uma vitória simples para assegurar a taça. No entanto, por conta do empate por 1 a 1 no segundo jogo, a decisão ficou somente para a terceira partida, vencida por 2 a 0 pelo Alvinegro.


Tags: Notícias, Especiais

Categoria(s): Especiais