Com 603 jogos, Cássio se torna o goleiro que mais defendeu o Timão na história

Nosso GIGANTE chega também ao terceiro lugar da lista de jogadores com mais partidas pelo manto alvinegro; jogo de sábado (30) na Neo Química Arena será palco de uma grande festa em homenagem ao ídolo da Fiel

27/07/2022 21h00 Agência Corinthians

A- | A+

Cássio Ramos continua fazendo história no Sport Club Corinthians Paulista. Nesta quarta-feira (27), mais uma marca impressionante é conquistada pelo nosso goleiro, que há uma década veste a camisa 12 do Timão: ao entrar em campo diante do Atlético-GO, em partida válida pela Copa do Brasil 2022, nosso GIGANTE se torna o goleiro que mais vestiu o manto alvinegro em campo e, no ranking geral, o terceiro jogador que mais atuou pelo Coringão na história. 

Com 603 jogos pelo Timão, Cássio ultrapassa outro goleiro e ídolo da Fiel, Ronaldo Giovaneli, que acumulou 602 partidas durante sua passagem pelo Corinthians entre os anos 1980 e 1990. E não deve parar por aí, porque Cássio está muito próximo do segundo do ranking, Luizinho, meia-direita alvinegro na década de 1950, que possui 607 jogos pelo Corinthians no currículo. O primeiro lugar isolado é do ídolo Wladimir, ex-lateral, que conta com nada menos que 806 partidas vestindo nossa camisa. 

Homenagens e festa para #Cássio603

Na passagem simbólica do posto de goleiro que mais atuou pelo Corinthians na história, Cássio esteve com Ronaldo Giovanelli no CT Dr. Joaquim Grava e ambos ganharam quadro com artes relacionadas às suas trajetórias – as obras são de autoria de Marcelo Masili, designer e gerente de Criação do Corinthians.


Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Além disso, ao igualar com Ronaldo a marca de 602 atuações com o manto alvinegro no último dia 20, na partida contra o Coritiba pelo Brasileirão, nosso Gigante jogou com luvas em homenagem ao ex-goleiro.

Hoje, na marca histórica de 603 jogos, Cássio recebeu das mãos do presidente Duilio Monteiro Alves uma camisa especial produzida pelo Corinthians.




Homenagens ao GIGANTE no vestiário antes de Atlético-GO x Corinthians. Fotos: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

E para o próximo jogo na Neo Química Arena, no sábado (30) contra o Botafogo, a Fiel Torcida pode preparar o coração e o grito em homenagem a Cássio, pois o Corinthians preparou uma grande festa para o goleiro.

A trajetória de Cássio no Corinthians

Cássio Ramos nasceu no dia 6 de junho de 1987 em Veranópolis (RS) e deu seus primeiros passos no futebol no sul do país. Começou no futebol profissional pelo Grêmio e logo em seguida, em meados de 2008, foi atuar na Holanda. Chegou ao Coringão em 2012, contratado junto ao PSV (Holanda), e começou a temporada na reserva de Júlio Cesar, goleiro titular na campanha do pentacampeonato brasileiro do Timão no ano anterior.  


Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Após a estreia no Paulistão daquele ano, o goleiro ganhou sua primeira chance no time titular nas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores 2012. Escalado contra o Emelec no primeiro jogo da fase de mata-mata da competição, no Equador, Cássio provou seu valor e nunca mais deixou o time. Seguro, o goleiro foi decisivo na sequência daquela campanha, que culminaria com o título inédito - e invicto - do Corinthians. 

Na segunda partida contra o Vasco, nas quartas de final, o arqueiro fez importante defesa no segundo tempo, após chute de Diego Souza, ajudando a levar o Timão às semifinais.  


Foto: Reprodução/TV Globo

Contra Santos na semi e depois diante do Boca Juniors, na grande decisão, Cássio manteve-se seguro, conquistando a América com o clube do Parque São Jorge.  


Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Em dezembro do mesmo ano, teve papel decisivo na conquista do bicampeonato mundial do Timão, no Japão. Contra o Chelsea, tornou-se definitivamente o gigante ídolo da Fiel após fechar o gol e ser escolhido o melhor jogador daquela partida - vencida pelo Timão por 1 a 0, com gol de Paolo Guerrero. 


Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

E seu protagonismo em conquistas alvinegras não parou por aí. Foi muito importante nas campanhas do Brasileirão de 2015 e de 2017, com defesas que garantiram vitórias essenciais ao longo dos campeonatos. 
 

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians


Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Nos mais recentes troféus do Coringão, que nos trouxeram o tri do Paulistão – nos anos de 2017, 2018 e 2019 –, o Gigante cresceu ainda mais! Com destaque especial no Paulistão 2018, foi decisivo na reta final defendendo pênaltis em mata-mata contra São Paulo, na semifinal, e Palmeiras, na decisão disputada no Allianz Parque. Este desempenho foi fundamental para Cássio ser convocado pelo técnico Tite para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. 


Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Aos 35 anos e em sua 11ª temporada com a camisa alvinegra, Cássio continua fazendo defesas importantíssimas. Recentemente, defendeu duas cobranças de pênaltis no jogo contra o Boca Juniors que foram essenciais para a classificação do Timão para as quartas de final da CONMEBOL Libertadores 2022. 

Agora fique com a lista de conquistas de Cássio no Corinthians até hoje: 
- CONMEBOL Libertadores 2012
- Mundial de Clubes 2012
- Recopa Sul-Americana 2013
- Paulistão 2013
- Paulistão 2017
- Paulistão 2018
- Paulistão 2019
- Brasileirão 2015
- Brasileirão 2017


Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians



Tags: Futebol, Notícias

Categoria(s): Futebol