Basquete Sub-20 realiza amistoso contra Seleção Brasileira de Deficientes Intelectuais

A convite da CBDI, garotos do Timãozinho participam de ação de aproximação com o esporte adaptado

08/04/2022 19h30 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Victor Gonçales / Agência Corinthians

A última quarta-feira (06) ficará guardada na memória dos garotos da equipe Sub-20 do Corinthians Basquete. A convite da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI), o Timãozinho disputou amistoso contra a seleção brasileira de deficientes intelectuais, nas dependências do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo.


Em uma ação de inclusão onde o resultado final era apenas um detalhe, os jovens jogadores alvinegros entraram em quadra para testar os atletas com deficiência intelectual, que retomaram nesta semana as atividades no basquete, após quase dez anos de trabalhos suspensos. A equipe brasileira inicia a preparação visando o Virtus Americas Games, que será disputado de 16 a 24 de setembro, em São Paulo.

“Foi muito bacana para os nossos atletas poderem conhecer e vivenciar essa experiência. E, acima de tudo, foi um momento muito divertido para as duas equipes. Nós vimos o tempo todos eles trocando ideias e competindo. Isso foi muito importante. Vai ser uma experiência que levarei para o resto da vida e acredito que a garotada também”, destacou Vitor Galvani, técnico da equipe Sub-20 do Corinthians.

Disputado pela última vez em paralimpíadas em Sidney 2000, o basquete para deficientes intelectuais enfrenta uma longa jornada em busca de reconhecimento. Devido ao corte de recursos e a falta de competições, as atividades da modalidade foram encerradas há mais de dez anos. Agora, a CBDI procura retomar o trabalho e trouxe de volta muitos dos atletas que já representaram o país em torneios internacionais, além de selecionar outros novos membros para compor a equipe. 

“O esporte é superação. E nós queremos mostrar o potencial dos nossos atletas com deficiência intelectual. O esporte na vida deles é tudo. A satisfação deles estarem voltando para a seleção é uma grandiosidade. É um crescimento enorme para eles fazer um amistoso como foi feito com o Corinthians. Mostra que eles também têm potencial para executar o esporte”, disse Edson Martinussi, vice-presidente da CBDI e coordenador de basquete da instituição.

Visita ao Centro de Treinamento

Foto: Divulgação/CPB

Após a disputa do amistoso, a equipe corinthiana teve a oportunidade de conhecer um pouco da estrutura do Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro. Com 95 mil m² de área construída, o CT possui arena multiuso, pista de atletismo, campo de futebol, duas piscinas, quadras de tênis, três academias, entre outros espaços para prática de modalidades para deficientes, além de hotel para acomodar até 300 pessoas.

“Essa ação foi uma proposta muito legal para a gente conhecer um pouco e aproximar os nossos atletas do esporte paralímpico. Eles têm uma estrutura impecável, tudo muito organizado e com as pessoas trabalhando com uma seriedade muito grande”, elogiou Galvani.


Tags: Notícias, Esportes Terrestres, basquete

Categoria(s): Esportes Terrestres, Basquete