Ano Dourado: Corinthians e Nike lançam camisa principal de 2022, em homenagem aos 10 anos da conquista da Libertadores e do Mundial

Uniforme retrata a jornada do clube rumo aos títulos de 2012; camisa estreia nesta 3ª feira (26), na partida entre Corinthians e Boca Juniors pela CONMEBOL Libertadores, na Neo Química Arena.

26/04/2022 09h51 Agência Corinthians

A- | A+


Foto: Divulgação/ Nike

Arrepio é o significado de 2012. Calafrio, quente na pele e frio na espinha. O ano que arrepiou a alma de todos os corinthianos. Pacaembu lotado, de repente silenciou. Cássio defendeu a bola na ponta dos dedos no chute de Diego Souza, cara a cara. Ali estava escrito na história: o progresso até a final. O arrepio pulsava dos pés à cabeça. Na final, cada trecho das ruas de Buenos Aires estava colorido de preto e branco. No jogo da volta, todos os corinthianos sentiram o verdadeiro significado de arrepio. Os donos da América arrepiaram um público de 37.959 pagantes, mas parecia que eram 35 milhões do bando de loucos em um único lugar.

O Timão chegou ao outro lado do mundo como um gavião. A adrenalina nas veias corinthianas pulsava com a ansiedade, até o piloto do avião pedia calma. O Japão se transformou na linha vermelha do metrô rumo ao jogo. O jogo da vida arrepiou até o rival. 

Para comemorar os dez anos de todo esse arrepio, Corinthians e Nike apresentam a camisa principal de 2022, em homenagem ao Ano Dourado do clube – que trouxe as conquistas da Libertadores da América e do Mundial de Clubes. O filme, intitulado “Segue Arrepiando”, resgata a trajetória de luta, obstáculos, confiança e progresso. Não são apenas os títulos alcançados e os troféus erguidos, mas sim a união entre equipe e torcida.


Foto: Divulgação/ Nike

“A paixão da Fiel pelo Corinthians é única, e em 2012 o sentimento entre a torcida e o time transcendeu arquibancadas e até fronteiras – basta lembrar de nossa ‘invasão’ no Japão. O gol de Ralf nos acréscimos na primeira rodada da Libertadores e Sheik colocando o Pacaembu abaixo na última partida são imagens gravadas na memória e no coração de nossa torcida. A coleção 2022 imortaliza uma trajetória que tem lugar especial no afeto de cada corinthiano e corinthiana, e tenho certeza de que a camisa principal se tornará uma peça que será usada por muitos e muitos anos”, afirma Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians.

Predominantemente branca, tradicional cor da camisa principal do Corinthians, a peça mantém a gola careca e as mangas pretas, mas agora com detalhes em tons de ouro simbolizando o ano dourado do Corinthians em 2012. A novidade também aparece no escudo do clube, que recebe tons de dourado. A inscrição “The Favela is Here”, eternizada na frase do cachecol erguido por Tite na conquista do Mundial, em Yokohama, aparece na parte de trás da camisa, na altura da nuca. Ainda na parte de trás, dentro dos números, está escrita a frase “Contra tudo e contra todos” – tema da conquista da Libertadores de 2012 – com a mesma fonte usada durante o ano dourado. A numeração recebe uma textura inspirada na camisa de 2012 com borda dourada, combinando com a manga e a gola. Os shorts são totalmente pretos, com o Swoosh (marca da Nike) e os números em branco/dourado. Os meiões, predominantemente brancos, trazem as iniciais estilizadas do clube e seguem a estética da cor da camisa.

Após 10 anos, trazer esse momento tão glorioso e importante na história do Corinthians retrata a grandeza desse clube, pois foram muitos anos batalhando, progredindo e lutando para vivenciar essa alegria, e contar essa narrativa no uniforme sendo o momento tão emocionante na história corinthiana, mostra a tamanho que é o Corinthians. É inspirador e principalmente gratificante. É um presente para o torcedor que viveu intensamente cada degrau desse sonho”, completa Gustavo Viana, Diretor de Marketing da FISIA, Distribuidora Oficial Nike no Brasil.


Foto: Divulgação/ Nike

DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 

A camisa conta com a mais recente tecnologia Nike Dri-Fit ADV (Advanced Functional Innovative Technologies ou Tecnologias de Inovações Funcionais Avançadas) e representa as soluções de desempenho mais inovadores para vestuário da Nike. O Dri-FIT ADV usa os materiais básicos encontrados no DRI-FIT – tecido que afasta o suor da pele para uma evaporação mais rápida – e os eleva a um próximo nível, por meio de uma engenharia que mapeia e estuda o corpo dos atletas em movimento, utilizando não só métodos de construção inovadores, mas as percepções dos próprios atletas. 

SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE 

A sustentabilidade é parte central de todos os uniformes criados pela Nike. Por isso, desde 2010, todos os kits são fabricados com poliéster feito de fibra de garrafas plásticas. As garrafas são higienizadas, fragmentadas em flocos e então convertidas em microplásticos que são derretidos e transformados em fios de alta qualidade. Este processo garante um desempenho máximo para a performance em campo e menor impacto no meio ambiente. Desde 2010 a Nike desviou mais de 7,5 bilhões de garrafas plásticas de aterros com essa inovação. 

CAMPANHA SEGUE ARREPIANDO

Para estrelar o vídeo "Segue Arrepiando", que retrata o Ano Dourado e o progresso do time na campanha histórica, a Nike convidou o jogador Fábio Santos (lateral-esquerdo em 2012) e o gerente de futebol Alessandro (lateral-direito e capitão em 2012), símbolos das conquistas daquele ano. Além do meia Willian e das jogadoras Diany, Miriã, Jaqueline e Grazi, que simbolizam o momento atual do time. Mostrando as diferentes formas em que a emoção de viver de Corinthians continuam vivas, torcedores também foram convocados a relembrar momentos arrepiantes da trajetória histórica do Timão. O vídeo destaca a força da Fiel Torcida dentro e fora das arquibancadas, com o resgate de imagens icônicas que arrepiaram a torcida no Ano Dourado, como o abraço do Paulinho no torcedor Lucas Perassolo Vieira em pleno alambrado do Pacaembu. Torcedor que agora volta como personagem dessa história que mexe com o coração de qualquer corinthiano.

Assista ao filme na íntegra aqui:

*As fotos e o filme da campanha seguiram todas as medidas de prevenção
recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

SERVIÇO 

Além da camisa de jogo, a coleção inclui peças casuais como jaqueta, calças e camisetas. A coleção apresentada nesta terça-feira, 26 de abril, está disponível de forma antecipada para membros em Nike.com.br, nas lojas da rede Poderoso Timão e em ShopTimão.com. A partir do dia 29 de abril, as peças também poderão ser encontradas em outras lojas Nike, Centauro e Netshoes. A partir do dia 2 de maio, a coleção completa estará disponível em todo o mercado.



Tags: Institucional, Marketing, Notícias, Press Release

Categoria(s): Institucional, Marketing, Press Release