modalidades Futsal

Futsal

O futsal é uma modalidade genuinamente brasileira. Apaixonado pelo esporte bretão, o Brasil reinventou os espaços, do campo para as quadras, criando o desporto mais praticado ao redor do mundo. Com tradição, interesse institucional e gestão profissional, o futsal do Sport Club Corinthians Paulista tornou-se referência nacional e internacional, conectado aos principais negócios do clube.

Presente nas principais competições e eventos, o futsal é sinônimo de conquista de títulos e mecanismo eficaz na formação de atletas, não só para a própria modalidade, como também para o futebol de campo.

Grandes craques do futsal e futebol mundial surgiram e atuaram nas quadras do Corinthians. Wiliam (Chelsea), Marquinhos (PSG), Malcom (Bordeaux), Fagner (Corinthians) entre inúmeros outros atletas tiveram no futsal do clube importante conteúdo agregador em seus processos formativos.

Nas últimas temporadas, o clube apresentou resultados desportivos expressivos em todas as categorias, com percentual superior a 85% de participação em semifinais e 37 títulos obtidos nas últimas quatro temporadas.

Destaca-se o ano de 2015, quando o clube comprovou sua hegemonia no Estado, chegando a 12 finais e conquistando 10 títulos estaduais. A categoria principal sagrou-se bicampeã da Liga Paulista, tornando-se o maior ganhador de títulos da LPF. A categoria Sub-20 segue com praticamente 100% de aproveitamento, ganhando todos os títulos desde 2009, à exceção de um único terceiro lugar. Internacional - Vale também ressaltar o inédito vice-campeonato mundial conquistado pela categoria Sub-17 em torneio realizado em Barcelona, na Espanha.

O futsal do Corinthians é representado por mais de 250 atletas distribuídos em 14 categorias, dez no masculino e quatro no feminino. O Parque São Jorge possui toda a estrutura necessária para a prática da modalidade. O ginásio, com capacidade para mais de oito mil pessoas, é protagonista no cenário esportivo nacional. A quadra conta com piso de madeira flutuante, comprovadamente o melhor piso para prática do esporte.

Nos últimos anos, a média de público cresceu superando quatro mil pessoas por jogo, sendo que em todos os jogos das fases finais a lotação foi máxima com oito mil torcedores. No Campeonato Brasileiro de Futebol de 2015, muitas vezes o número de torcedores presentes em partidas de outros clubes foi menor do que o do futsal do Corinthians.

Na temporada de 2015 foram 85 transmissões televisivas. O duelo de ida da final da Liga Paulista de Futsal, entre Corinthians e Orlândia, no Parque São Jorge, teve a maior audiência da TV paga na semana do jogo. O número de transmissões chega a mais de 140 jogos somados nos últimos quatro anos.

O futsal do clube também ganhou espaço nos principais programas esportivos, com matérias na Globo (Esporte Espetacular); Sportv (Arena e Seleção SporTV); Bandeirantes (Bate Bola); ESPN; Record; além de inúmeras matérias em sites e blogs. Nas redes sociais, o Corinthians conseguiu transferir a legião de torcedores para a internet. No Facebook, no Twitter e no Instagram, o clube é o mais seguido entre todos os grandes clubes brasileiros.

Iniciativas pioneiras foram desenvolvidas no futsal corinthiano. A marca de artigos esportivos Nike fez a campanha de lançamento do seu novo tênis utilizando os atletas da equipe adulta de futsal (https://news.nike.com/news/futsal-do-corinthians-vence-jogo-de-futebol-de-rua). A Red Bull identificou em um atleta do Corinthians, Alex, jogador de futsal formado no clube, potencial para torna-lo o primeiro e único atleta de futsal no mundo patrocinado pela empresa. (https://www.redbull.com/br/pt/motorsports/stories/1331642803882/alex-felipe-%C3%A9-o-mais-mais-novo-atleta-da-red-bull ).

A internacionalização do clube e da modalidade está em expansão. São várias as linhas de atuação do clube na consecução desta meta, tais como:

I - participação em competições internacionais, como: World Futsal Cup, realizado na Catalunha (Espanha), na categoria juvenil;

II - programa de intercâmbio, onde o clube recebe atletas internacionais que treinam com a equipe oficial, bem como se coloca à disposição para participar de curso, clínicas e excursões internacionais;

III - relacionamento direto no desenvolvimento da Professional Futsal League dos Estados Unidos (PFL);

IV - clínica de futsal para os atletas do Corinthian-Casuals da Inglaterra; 

V - amistosos internacionais com as seleções Angolana e Cubana. Passaram também pelo clube representantes das confederações de futebol da Inglaterra, da Suécia, da Dinamarca, entre outros, criando um canal direto com o desenvolvimento do futsal nesses países.

A formação acadêmica de atletas é fundamental para o futsal alvinegro. O incentivo à prática esportiva é acompanhado pelo estímulo à formação acadêmica, onde atletas do clube recebem bolsas de estudos e atuam em competições escolares e universitárias.

No ano de 2016 foi realizado pela primeira vez um evento para apresentação das categorias menores (Sub-08 ao Sub-17), com a presença de mais de 400 pessoas que lotaram o Teatro Omni Corinthians. A realização de um “Curso de Futsal”, iniciado em 2013, contou com a presença de mais de 150 alunos e vem sendo repetido anualmente. O desenvolvimento do “Programa de Formação de Atletas” e a criação do cargo de “Treinador Chefe” são mais exemplos da inovação da marca do futsal.

A integração é um diferencial e recebe toda a atenção dos gestores. Eventos como “Jogando com os craques”, “Convocação oficial”, “Jogo das estrelas”, “Padrinhos” e “Mascote”, já fazem parte do calendário institucional do futsal e são avaliados como fundamentais na formação e no crescimento dos nossos atletas. Aos pais, essenciais no processo formativo do atleta, são disponibilizadas palestras com instruções de orientação e apoio.

A integração entre futsal e futebol de campo segue em evolução, tanto nas categorias de base, com o aproveitamento dos atletas e melhor relacionamento entre as modalidades, como entre a equipe principal do futsal com a profissional do futebol. O recente título da Copa do Brasil Sub-17 de futebol de campo, contou com o protagonismo de diversos atletas que surgiram no futsal do clube. Um momento marcante foi a volta olímpica pela conquista da LPF 2015, na qual a equipe de futsal ofereceu o título aos torcedores na Arena Corinthians, realizada no intervalo de um jogo do Campeonato Brasileiro.

O futsal também promoveu integração com outros projetos do clube, auxiliando na potencialização destes. Um exemplo é a relação com o “Chute Inicial”, rede de escolas de futebol licenciadas do clube.

A responsabilidade social do futsal do Corinthians integra igualmente o calendário de ações junto a entidades que necessitam de apoio. As visitas a hospitais, ONGs e instituições, como a AACD, aproxima nossos atletas do público e ajuda àqueles que possuem necessidades especiais. Campanhas de arrecadação e doação de alimentos também são realizadas em jogos de grande porte.

O futsal corintiano, com o planejamento estratégico adequado, avança dentro e fora das quadras, conquistando títulos, fortalecendo a marca Corinthians, formando atletas e captando novos torcedores.

Principais Títulos

- Campeonato Metropolitano (1973, 74, 80, 82, 83, 2004, 06 e 10)
- Campeonato Estadual (1971, 72, 73, 78, 80, 81, 95 e 2009)
- Taça Brasil de Clubes (1974 e 2010)
- Taça Brasil de Clubes 1ª Divisão (2014)
- Liga Paulista de Futsal (2013, 2015 e 2016)

- Liga Nacional de Futsal (2016)

últimas notícias

filtrar por

publicidade
Fechar
Deixar esta barra sempre visível