Ídolo dos anos 1950 e 60, centroavante Zague morre aos 86 anos

Ex-atleta lutava contra o Mal de Alzheimer e faleceu em São Paulo (SP)

19/01/2021 18h22 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Arquivo Corinthians


O Corinthians perdeu um de seus grandes ídolos na manhã desta terça-feira (19). Zague, ex-atleta que atuou com o manto alvinegro por seis temporadas, faleceu aos 86 anos em São Paulo (SP). Ele vinha lutando contra o Mal de Alzheimer e estava internado em uma clínica da capital paulista.

Nascido em 10 de agosto de 1934, José Alves dos Santos, o Zague, era natural de Salvador (BA) e se destacou no Botafogo-BA, time da capital baiana. Ele chegou ao Timão no final de 1956, aos 22 anos, e estreou marcando dois gols em um clássico: a vitória sobre o Santos por 4 a 0 em 11 de novembro daquele ano. Despediu-se em 1961 e chegou ainda a atuar no futebol do México antes de pendurar as chuteiras.

Zague permaneceu morando no país da América do Norte após encerrar a carreira. Lá, teve um filho que foi apelidado de Zaguinho, e que chegou a atuar nas categorias de base do Timão entre 1983 e 1985. Também centroavante, ele defendeu a seleção de seu país na Copa do Mundo de 1994. No país, Zague se tornou ídolo e ficou conhecido como “Lobo Solitário”.

Com a camisa alvinegra, Zague atuou no início do jejum de 23 anos, mas conseguiu marcar época mesmo sem conquistar títulos. Apesar de se notabilizar como centroavante, ele também atuou pelas pontas e na meia. O comando do ataque foi onde alcançou números altos: disputou 242 partidas e anotou 127 gols, de acordo com o historiador do Corinthians, Fernando Wanner.


Tags: Notícias, Futebol

Categoria(s): Futebol