Há 25 anos, Tupãzinho fazia seu último jogo com a camisa corinthiana

Talismã alvinegro entrava em campo em amistoso fora de casa na sua despedida do Timão

28/07/2021 08h00 Agência Corinthians

A- | A+


Tupãzinho é um dos ex-ídolos que hoje em dia atua no time Master. Foto: José Manoel Idalgo

Há exatos 25 anos, um dos ídolos da história do Corinthians realizava a sua última partida com o manto alvinegro. No dia 28 de julho de 1996, o atacante Tupãzinho, ídolo da equipe durante parte dos anos 1990, vestia pela última vez a camisa do Timão dentro de campo. 

Tupãzinho encerrou sua passagem pelo Coringão em um amistoso. Naquela ocasião, o Alvinegro foi até o Mato Grosso do Sul enfrentar o Operário (MS). No estádio Pedro Pedrossian, o “Morenão”, a equipe corinthiana venceu o adversário por 4 a 0. E como fez na maior parte da carreira, o Talismã entrou na segunda etapa. 

Naquela ocasião, o técnico Valdyr Espinosa escalou o Corinthians com: Ronaldo; Carlos Roberto, Gino, Alexandre Lopes, Sylvinho; Gilmar, Ricardo Mendes, Marcelinho, Souza; Leonardo, Alcindo. No segundo tempo, entraram Maurício, Henrique, André Santos, Silva e o ídolo Tupã. 

Nascido Pedro Francisco Garcia, Tupãzinho chegou ao Timão na temporada 1990, depois de se destacar pelo São Bento no ano anterior. Integrado à equipe alvinegra, alternava entre o time titular e o reserva no Paulistão e na primeira fase do Campeonato Brasileiro daquele ano. Nos jogos das semifinais e finais, passou a ser titular. E marcou o lendário gol na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo no segundo jogo da decisão que deu o título ao clube. 

Meia-atacante que poderia atuar em qualquer posição do setor ofensivo, Tupãzinho foi poucas vezes titular, mas entrava em quase todos os jogos no segundo tempo, incendiando a partida. Assim, realizou 341 partidas com a camisa alvinegra, e marcou 52 gols. Depois desta partida no MS, foi emprestado para o América (MG), e no ano seguinte foi para o Fluminense.


Tags: Futebol, Notícias

Categoria(s): Futebol