Emerson Sheik, o herói da Libertadores-2012

06/12/2018 10h20 Agência Corinthians


Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Contratado pelo Corinthians em 2011, Emerson Sheik viveu o seu maior momento com o manto alvinegro no ano seguinte. E que momento! Vestindo a camisa 11 do Timão, o atacante foi o grande herói da conquista inédita – e invicta – da Copa Libertadores da América em 2012.

Dos 14 jogos disputados pelo Alvinegro na Copa Libertadores da América em 2012, Emerson Sheik atuou em nada menos do que 13, sendo titular em dez. Como opção do então técnico Tite, o atacante esteve em apenas três rodadas da fase de grupo. A única vez que não entrou em campo na competição foi por conta de um cartão vermelho que levou no primeiro duelo da semifinal, diante do Santos, na Vila Belmiro.

A partida disputada na Baixada Santista, aliás, começou a cravar o nome de Emerson Sheik na história do Corinthians. Não pelo cartão vermelho, mas por um golaço, marcado ainda no primeiro tempo, que garantiu a importante vitória fora de casa por 1 a 0. Na volta, no estádio do Pacaembu, o Timão precisou apenas de um empate (1x1) para garantir, de forma inédita, vaga em uma final de Libertadores nos mais de 101 anos do clube. 

Na final, Sheik voltou a brilhar! Após o empate em 1 a 1 no primeiro jogo, em La Bombonera, o Corinthians recebeu o Boca Juniors (ARG) no estádio do Pacaembu, na noite de 04 de julho de 2012. No segundo tempo, Emerson Sheik fez os dois gols da vitória por 2 a 0 e se tornou o grande herói da inédita conquista.

Além de ter atuado em 13 dos 14 jogos da invicta campanha, Sheik anotou outros dois gols na fase de grupos. A primeira vez que o atacante balançou as redes adversárias foi na vitória sobre o Nacional (PAR) por 3 a 1, fora de casa. A segunda aconteceu no estádio do Pacaembu, em goleada por 6 a 0 diante do Deportivo Táchira (VEN).

Outras participações em Libertadores pelo Corinthians

Além das partidas disputadas e gols marcados em 2012, o atacante Emerson Sheik defendeu o Corinthians em outras três edições da Copa Libertadores: 2013, 2015 e 2018. Nesses três torneios, o jogador entrou em campo em 18 oportunidades e balançou as redes adversários duas vezes (4x0 no Once Caldas-COL, em 2015; e 2x0 no Deportivo Lara-VEN, em 2018). 

Você encontra esta e outras informações no aplicativo oficial Almanaque do Timão e no aplicativo oficial do Sport Club Corinthians Paulista, ambos disponíveis em sistemas iOS, na Apple Store, e Android, na Google Play Store.