De volta à Arena Corinthians, Timão pega Botafogo podendo ser líder do Brasileirão

01/06/2014 07h15

A- | A+

Na tentativa de buscar a liderança do Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrenta o Botafogo na Arena Corinthians neste domingo (01), às 16h, pela nona rodada. Será o último jogo do Timão antes da parada de pouco de mais de um mês por conta da Copa do Mundo FIFA 2014. Após vencer dois confrontos seguidos, contra Sport e Cruzeiro, o Alvinegro do Parque São Jorge, terceiro lugar com 15 pontos a um do líder Cruzeiro, pode ir para a pausa na primeira colocação da competição se vencer a partida e contar com uma combinação de resultados. Para isso, precisará acabar com um jejum.

As equipes alvinegras vão se enfrentar pela 103ª vez na história. O primeiro confronto ocorreu no dia 14 de abril de 1929, em um amistoso realizado na Fazendinha, com vitória do Timão por 4 a 3.

Nesses 85 anos de história do confronto contra o Botafogo, o Corinthians venceu 35 partidas, empatou 24 e perdeu 43, marcando 149 gols e sofrendo 156.

Jogando pelo Campeonato Brasileiro, competição pela qual os alvinegros vão se enfrentar neste domingo, Corinthians e Botafogo se cruzaram 48 vezes. O Timão venceu 14, empatou 15 e perdeu 19.

Os confrontos mais recentes entre os dois times aconteceram pelo Brasileirão, no ano passado. No primeiro turno, no dia 25 de maio de 2013, houve empate por 1 a 1 no Pacaembu, com gol de Paulinho para o Timão. Já no returno, no dia 11 de setembro, o Botafogo levou a melhor no Maracanã ao fazer 1 a 0.

A última vez em que o Corinthians saiu vencedor de um duelo contra o Botafogo foi no dia 20 de julho de 2011. Pelo primeiro turno do Brasileirão daquele ano, o Timão jogou contra o alvinegro carioca em São Januário e ganhou por 2 a 0, gols de Liedson e Paulinho.

Atuando como mandante, a seca é maior. O Corinthians não vence o Botafogo jogando em casa desde 28 de maio de 2008. Naquele dia, o Timão fez 2 a 1 no time da Estrela Solitária, com gols de Acosta e Chicão, na partida de volta das semifinais da Copa do Brasil. O resultado levou a disputa da vaga para os pênaltis, com vitória da equipe paulista.

CURTINHAS DO TIMÃO

Ralf
O volante foi titular nos 25 jogos oficiais do Corinthians em 2014. O camisa 5 apenas não começou atuando no amistoso contra o Atlético-PR, no evento-teste da Arena da Baixada, em Curitiba-PR, para a Copa do Mundo FIFA 2014.

Guerrero
O atacante é o principal goleador do atual elenco, com 30 gols. Além disso, é o que mais deu passes para gols no Campeonato Brasileiro: três.

Defesa
Ao lado do Goiás, o Corinthians tem a melhor defesa do Brasileirão, com quatro gols sofridos.

Jogo limpo
O Corinthians é o time que menos cometeu faltas no Brasileirão: 104.

Finalizações
O jogo contra o Cruzeiro foi o que o Corinthians mais chutou ao gol no Brasileirão. Foram oito finalizações certas.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS X BOTAFOGO
Arena Corinthians, São Paulo-SP, 16h
9ª rodada, Campeonato Brasileiro

Lista de relacionados do Corinthians para o jogo

Goleiros: Danilo Fernandes e Walter
Laterais: Fabio Santos, Fagner, Ferrugem, Guilherme Andrade e Uendel
Zagueiros: Cleber, Felipe e Gil
Volantes: Bruno Henrique, Guilherme e Ralf
Meias: Danilo, Jadson, Petros, Renato Augusto e Zé Paulo
Atacantes: Guerrero, Luciano, Malcom e Romarinho

Arbitragem

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden - RS (FIFA)
Árbitro Assistente 1: Rafael da Silva Alves - RS (ASP-FIFA)
Árbitro Assistente 2: Marcelo Bertanha Barison - RS (CBF-1)
Quarto Árbitro: Thiago Duarte Peixoto - SP (CBF-1)
Árbitro Assistente Adicional 1: Anderson Daronco - RS (ASP-FIFA)
Árbitro Assistente Adicional 2: Luis Teixeira Rocha - RS (CBF-1)
Assessor: Joel Teixeira Caires - SP (ASS)

Tags: notícia, wp_post_id_14150

Categoria(s): Departamento Social