Corinthians nunca enfrentou o River Plate-PAR: confira curiosidades sobre o confronto

Alvinegro vai ao Paraguai para estreia na Copa Sul-Americana 2021 nesta quinta, às 21h30

22/04/2021 10h00 Agência Corinthians

A- | A+

Fagner, Jô e Cássio (esq.) voltam a disputar a Sul-Americana.
Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians


O Corinthians tenta a conquista de um título inédito na sua história a partir desta quinta-feira (22), quando estreia na fase de grupos da temporada 2021 da Copa Conmebol Sul-Americana. Às 21h30, a equipe alvinegra encara o River Plate (PAR) no estádio Defensores Del Chaco pela primeira de seis rodadas – Sport Huancayo (PER) e Peñarol (URU) completam o Grupo E, onde apenas um time se classifica à próxima fase. A Conmebol TV transmite o torneio.

Esta será a primeira vez que o Coringão encara o River Plate (PAR). O Timão já jogou contra o River Plate da Argentina e o River, do Piauí, mas nunca enfrentou a equipe paraguaia de mesmo nome, o Club River Plate Asunción, que foi fundado em 1911 na cidade de Assunção, capital do país vizinho ao Brasil. Atualmente, ele integra a primeira divisão do campeonato nacional.

O Corinthians, por sua vez, já enfrentou cinco equipes paraguaias, segundo dados do Almanaque do Timão: Cerro Porteño, Guaraní, Libertad, Nacional e Olímpia. E o retrospecto corinthiano contra os clubes do país é positivo: são 12 vitórias, quatro empates e oito derrotas até aqui.

Além disso, o Coringão enfrentou a Seleção Paraguaia uma vez: foi em amistoso ocorrido em 1965, quando saiu vencendo por 3 a 0, mas acabou levando a virada em 4 a 3 – os ídolos Rivellino e Luizinho estiveram em campo no mesmo local da partida desta quinta, o Defensores Del Chaco.

O estádio, aliás, já recebeu mais sete partidas corinthianas: foram quatro embates com o Olímpia entre 1998 e 2000, dois pela extinta Copa Mercosul (1998 e 2000) e dois pela Libertadores (1999 e 2000), além de dois contra o Cerro Porteño (2010 e 2016) e um contra o Guaraní (2015), além do embate contra o selecionado paraguaio.

Em solo paraguaio, o Timão jogou onze vezes: além dos oito duelos já citados ocorridos no Defensores Del Chaco, enfrentou o Guaraní em 2020 no estádio La Nueva Olla, em Assunção, encarou o Nacional em 2012 – ano do título da Libertadores – no estádio 3 de Fevereiro, em Ciudad del Este, e o Cerro Porteño em 1999, também no estádio La Nueva Olla.

O maior placar que o Corinthians conquistou contra uma equipe paraguaia foi, até hoje, o mais elástico em um torneio sul-americano: encarando o Cerro Porteño pela primeira vez na sua história, em confronto válido pela fase de grupos da Libertadores de 1999, o Timão recebeu o adversário no Pacaembu e venceu por 8 a 2 – em dia que o atacante Fernando Baiano fez cinco gols.

Além de ser inédito o confronto diante do River Plate (PAR), também será a primeira vez que o Alvinegro encara um time paraguaio pela Sul-Americana. Os confrontos anteriores foram todos pela Libertadores e pela Mercosul, além do amistoso contra a Seleção Paraguaia.

A primeira participação da equipe do Parque São Jorge na Copa Sul-Americana aconteceu em 2003. Na ocasião, a equipe corinthiana terminou sua participação na primeira fase. Depois, disputou o torneio também em 2005, 2006, 2007 e 2017, e sua última participação foi em 2019, quando chegou até a semifinal.


Tags: Notícias, Futebol

Categoria(s): Futebol