Corinthians e Canon levam fotógrafo cego para cobrir último jogo do Brasileirão

Criada pela Dentsu Brasil, ação faz parte da campanha “Um Natal para Acreditar”

13/12/2019 15h53 Agência Corinthians

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Foto: João Maia

No último domingo (08), o Corinthians enfrentou o Fluminense na Arena Corinthians. O jogo, além de estabelecer o encerramento da última rodada do Brasileirão de 2019, marcou a história como sendo a primeira partida da competição a ganhar uma cobertura de João Maia, fotógrafo cego. Com sua câmera especial, protótipo criado pela Dentsu Brasil, IWS e Canon do Brasil, que “fala” suas configurações e o ajuda a tirar as melhores fotos, João entrou em campo para registrar os melhores lances da partida do time alvinegro contra a equipe carioca. A ação foi fruto de uma parceria entre o Timão e a Canon do Brasil, viabilizada pela agência.

Cobrir eventos esportivos é a especialidade de João Maia, que ficou mundialmente conhecido por ter sido o primeiro fotógrafo cego a cobrir as Olimpíadas Rio 2016. Isso, porém, nunca foi um impeditivo para que João fizesse registros belíssimos e virasse referência na fotografia. A ação faz parte da campanha “Um Natal para Acreditar”, que é composta por um filme emocionante que registrou o exato momento em que João foi surpreendido e presenteado com a nova câmera, enquanto filmava cenas para a campanha de Natal da marca. O filme pode ser assistido no canal do YouTube da Canon: https://www.youtube.com/watch?v=4Ct0o7LHO5Y&t=1s.

“A experiência foi extraordinária! Foi a primeira vez que fotografei um jogo de futebol e foram muitas sensações, principalmente as sonoras e conseguimos transformar todos esses sons em imagem! Foi incrível! Uma experiência única poder fotografar a paixão nacional, que é o futebol, usando a minha sensibilidade. É mágico fotografar utilizando um equipamento com acessibilidade como o da Canon”, explicou João Maia. 

“Todo mundo que ganha um presente de Natal tem aquela vontade de usá-lo logo, né? Para o João estrear a câmera dele, não teria lugar melhor do que o ambiente esportivo, no qual ele é referência. Aqui, não estamos falando sobre um fotógrafo que enxerga que foi ao jogo para cobrir os principais lances, mas estamos falando de criar oportunidades de acessibilidade para um fotógrafo cego transformar o que ele sente em imagem, em fotografia. Isso é antecipar um futuro, é trazer para o presente a inclusão que poderia existir apenas no sonho dele”, falou Filipe Cuvero, VP de Criação da Dentsu Brasil.

“Ficamos felizes em proporcionar essa experiência única e que ficará registrada na memória de João e também nas imagens registradas por ele. É por isso que trabalhamos todos os dias, para fazer a diferença na vida de alguém”, contou a responsável do marketing da área de consumo da Canon do Brasil, Tânia Abe.

“Ações pioneiras e de inclusão são um dos princípios do Corinthians. O Timão fica extremamente feliz em poder participar de um sonho do João e espero que isso abra outras frentes e oportunidades em sua carreira! Agradecemos tambem a já parceira Canon nessa adaptação de seu produto”, exaltou Alex Watanabe, gerente de Marketing do Corinthians.

O trabalho do fotógrafo com sua nova câmera na final do Brasileirão acontece em um mês com datas importantes para o Calendário Inclusivo brasileiro e mundial. Em dezembro, são comemorados o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3), o Dia da Acessibilidade (5) e o Dia da Inclusão Social (10).

É magia de Natal que fala, né?


Foto: João Maia

Sobre João Maia

Aos 28 anos, devido à uveíte bilateral, uma inflamação em alto grau que compromete o olho, João Maia perdeu completamente a visão do olho direito. No esquerdo, teve uma lesão no nervo ótico que resultou em baixa visão. Hoje, João enxerga apenas uma pequena porção de cores e muitos vultos. Mas, contra todas as possibilidades, se tornou fotógrafo profissional utilizando seus outros sentidos e criando sua própria técnica para se orientar e fazer as imagens pelas quais se tornou reconhecido, transformando-se em referência – principalmente quando o assunto é esporte. João foi o primeiro fotógrafo cego a cobrir as Olimpíadas Rio 2016.

Sobre a Canon

www.canon.com.br
Corporativo: canon.com.br/produtos/para-sua-empresa
Cinema e Broadcast: https://www.canon.com.br/produtos/cinema-e-bctv

Desde 1974 no Brasil, a Canon é líder no desenvolvimento de tecnologias e soluções de imagem digital. A empresa possui um amplo leque de produtos oferecidos ao mercado nacional que vão desde câmeras fotográficas e de vídeo profissional, passando por multifuncionais, copiadoras, fax e scanners, além de impressoras de grande formato. A Canon sempre busca aprimorar seus produtos por meio de investimentos em pesquisas. São mais de 90 milhões de câmeras da linha EOS e 130 milhões de lentes EF produzidas para atender o público apaixonado por imagem.

A Canon também possui uma divisão corporativa onde oferece diversas soluções como softwares de gestão de documentos, outsourcing de impressão, impressoras para Fine Art, grandes formatos e para escritórios e sistemas de produção gráfica. A Canon também possui um programa consistente de redução de emissão de CO² no ciclo de vida de seus produtos, mostrando sua preocupação e a importância quando o assunto é sustentabilidade. A Canon atua baseada na filosofia Kyosei, que significa "viver e trabalhar juntos em busca do bem-estar comum", que buscar realizar os objetivos acreditando no potencial das pessoas.

Sobre a Dentsu Brasil

A Dentsu Brasil, agência da Dentsu Aegis Network, tem como filosofia Moving Business by Moving People para criar soluções inovadoras para os negócios dos nossos clientes, por meio de um conhecimento profundo sobre o consumidor. Sua missão é fazer diferença nos negócios dos clientes ao fazer diferença na vida das pessoas. Estabelecida no Brasil desde 2011, tem como clientes Sul-América, Toyota, Nissin, Bimbo, Ajinomoto, Canon, Salonpas e outros.


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