Conheça a história de Sr. Clovis, o torcedor que registrou todos os jogos do Timão desde 1963

Torcedor organiza histórico das partidas realizadas pelo Timão nos últimos 57 anos

27/01/2020 11h03 Agência Corinthians

A- | A+



Sr. Clóvis e sua família

Todo corinthiano tem um jogo inesquecível. Pode ser a primeira vez que foi ao estádio, alguma vitória de virada no melhor estilo alvinegro, um título... Uma partida de 90 minutos do Timão pode ficar registrada pra sempre na memória da Fiel Torcida. Porém, você consegue contar quantos duelos do Alvinegro você assistiu na sua vida? O desafio pode parecer impossível, porém, um torcedor consegue lembrar exatamente.

Clovis Bernardes de Souza, 83, pode dizer que sabe quantos jogos assistiu do Timão. Talvez não pela simples lembrança, mas pelos seus cadernos. O corinthiano de Barretos-SP anotou a ficha técnica de todas as partidas do Corinthians desde 1963. Ao ser perguntado se havia ideia de quantos duelos havia documentado, ele afirma com orgulho: “Eu não tenho ideia, eu tenho certeza... Vou pegar o livro. Tenho 4.117 jogos anotados.” Seo Clóvis, como é carinhosamente chamado, tem um dos acervos mais completos sobre a história do Timão, e conta que começou a juntar tanta informação do time justamente pela falta dela.

“Comecei a anotar os jogos de raiva. Porque as rádios transmitiam apenas um jogo, geralmente os jogos na capital, então quando o Corinthians jogava fora, era o narrador que informava se havia sido gol, mas não falava mais nada, não ficávamos sabendo qual a escalação, nada. Aí eu decidi comprar os jornais que davam mais detalhes das partidas no dia seguinte e anotar tudo no caderno, anotei um, dois e aí virou hábito. Anoto até hoje, mesmo com dificuldades, eu não perco um”, relembrou.

Todas essas anotações deram a Clovis um conhecimento imensurável sobre a história do Corinthians. Por exemplo, o torcedor sabe na ponta da caneta até o retrospecto do Timão contra os adversários. Sua esposa, Cilene Caccozzi de Souza, 84, conta: “Ele assiste o jogo, me chama e fala, se esse time perder o Corinthians passará na frente no retrospecto. Ele acompanha tudo até hoje. E lembra de tudo”. 

O acervo de Seo Clóvis impressionou até um dos maiores historiadores do clube, o jornalista e criador do “Almanaque do Timão”, Celso Unzelte. Assim que soube da história do fanático torcedor, o jornalista fez uma visita a seu Clovis.

“O Celso Unzelte veio aqui hoje, eu pegava meus livros e ele no telefone. Fazíamos o teste, conferíamos alguma partida, eu via aqui no caderno, ele no almanaque do Timão e estava certo”, disse o orgulhoso torcedor.

O jornalista destacou a importância dos caderninhos do Seo Clovis para a manutenção dos registros da história corinthiana.

“Esta é uma prova de absoluto corinthianismo. É um trabalho de resgate da história do clube.... Ele faz isso há 57 anos, eu tenho 52 por exemplo. É uma vida dedicada a isso. Então imediatamente me interessei pois trabalho com o Almanaque, que informa sobre todos os jogos desde 1910. Este trabalho demanda muitas informações dos jogos futuros, mas principalmente dos jogos que já aconteceram", analisou Celso.

Diante de mais uma temporada, Seo Clovis irá aumentar a quantidade de jogos em seus cadernos.

“Eu não me sinto historiador do Corinthians, nunca achei que alguém ia se interessar por isso, faço por paixão mesmo, por mim, é algo que eu gosto de fazer”, contou.


Tags: Especiais, Notícias

Categoria(s): Especiais