Campanha do Corinthians sobre o Holocausto é finalista em festival americano de criatividade

Em parceria com a agência Tech and Soul e o Memorial do Holocausto, o Timão estampou em seu uniforme uma estrela amarela simbolizando o início da Noite dos Cristais e também recebeu uma exposição de fotografia no átrio da Arena Corinthians

15/04/2020 17h10 Agência Corinthians

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Em novembro de 2019, no jogo contra o Fortaleza, o Corinthians relembrou o começo da Noite dos Cristais, evento que marcou o início da perseguição dos nazistas aos judeus, colocando uma estrela amarela acima do seu escudo, algo que não aparecia mais na camisa alvinegra desde 2013. A ação, que foi realizada em parceria com a agência Tech and Soul e com o Memorial do Holocausto, é finalista do Festival One Show, que ocorre em Nova Iorque no mês de maio.

Além da estrela amarela estampada acima do escudo do Timão naquele duelo pelo Brasileirão, o átrio da Arena Corinthians recebeu a exposição em fotos chamada "Sobreviventes do Holocausto". Esse conjunto de ações é o que concorrerá a três categorias no One Show. O CEO da agencia Tech & Soul, Cláudio Kalim, falou como aconteceu a iniciativa com o Alvinegro.

"Desde o primeiro momento, o Corinthians abraçou a ideia. O Corinthians sempre foi um clube plural, que abraçou todas as pessoas, todas as raças, todas as religiões, todas as classes sociais... A forma de retratar isso, o Corinthians era o time perfeito, porque ele abraçou todas as religiões. Então, desde o início quando a gente conversou com todo o pessoal do Marketing, eles abraçaram na hora, pois faz muito sentido com o clube. Se você for pensar, o time nasceu no Bom Retiro, o bairro que recebeu toda a imigração judaica após a Segunda Guerra, o Memorial do Holocausto fica a menos de uma quadra do marco zero de nascimento do Corinthians. Então tem toda uma ligação histórica do clube com essa causa", disse Cláudio.

Cláudio Kalim também explicou todo o processo que envolveu a participação no festival americano. Atualmente, o One Show é um dos eventos mais tradicionais da indústria criativa e também bastante concorrido. Todos esses motivos fortalecem ainda mais a grandeza e a qualidade da campanha.

"Você inscreve as peças em diversas categorias de análise e existe um júri que seleciona os finalistas. E neste ano, especificamente, será um dos únicos festivais globais de criatividade acontecendo. Devido a pandemia do Coronavírus, vários foram cancelados. A régua da criatividade no mundo esse ano vai se dá muito em cima desse festival do One Show, porque ele é um dos únicos que vai acontecer. Nós inscrevemos a peça em algumas categorias e a gente teve a informação que somos finalistas em três delas. A gente está muito feliz, porque isso mostra a qualidade do trabalho e uma qualidade mundial. A gente espera que o resultado final, que acontecerá em maio, traga algum prêmio. Mas só de ser finalista e fazer parte do seleto grupo de trabalhos mais importantes e criativos do mundo já é uma grande vitória", analisou.

No Festival One Show, a ação concorrerá as categorias "Out of Home", peças que veiculam em ambiente externo, "Experiential & Immersive", ações que criam uma experiência e uma imersão no produto, e "IP & Products", destinada a desenvolvimento de novos produtos.

Por fim, Cláudio falou sobre a importância do reconhecimento em um evento internacional e também a repercussão positiva que a campanha causou mundialmente.

"É super gratificante ver um trabalho seu ser reconhecido no mundo todo. Mostra que a qualidade da comunicação, da propaganda e da criatividade brasileira é algo mundial, que não perde em nada para nenhum país do mundo. Assim como nosso futebol, a nossa comunicação e a nossa criatividade têm níveis globais. Tanto para o Memorial quanto para o Corinthians, o importante é a repercussão que isso cria no mundo todo. Essa foi uma ação que teve repercussão em mais de 20 países. A gente teve o nome do Corinthians e a causa do Memorial do Holocausto sendo discutida e sendo levada para mais de 20 países no mundo. E agora com essa premiação, você consegue ampliar ainda mais essa visibilidade para a marca Corinthians e o Memorial do Holocausto" concluiu Cláudio.

Relembre o vídeo da campanha:


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