Barquisimeto, Cabudare e Estádio Metropolitano de Fútbol de Lara: conheça a cidade e o palco do jogo desta quinta, pela Libertadores
Estádio foi construído especialmente para a disputa da Copa América 2007

Especiais, Futebol - 16/05/2018

Estádio Metropolitano de Fútbol de Lara

Na noite desta quinta-feira (17), o Corinthians enfrenta o Deportivo Lara (VEN), pela quinta rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores 2018. Pela primeira vez na história, a equipe corinthiana jogará no Estádio Metropolitano de Fútbol de Lara, na cidade de Cabudare, na Venezuela.

Construído para a disputa da Copa América de 2007- a primeira sediada na Venezuela – foi inaugurado na partida entre Colômbia e Estados Unidos, pela fase de grupos da competição continental. Além desse jogo, o estádio recebeu outros dois confrontos pela Copa América, um na fase de grupos e outro pelas quartas de final.

Com capacidade para 43.000 pessoas, o estádio Metropolitano foi a casa do Deportivo Lara em todas as competições continentais disputadas pela equipe venezuelana: Copa Sul-Americana em 2010, 2012, 2013 e 2016 e a Copa Libertadores de 2013. Na atual edição da competição, “El Depor”, como é conhecido no país vizinho, venceu seus dois compromissos como mandante, contra Independiente (ARG) e Millonarios (COL).

Pela Libertadores, esta será a segunda vez que o Timão joga em território venezuelano. Em 2012, a equipe do Parque São Jorge empatou em 1 a 1 com o Deportivo Táchira no estádio Pueblo Nuevo, na cidade de Sán Cristóbal.

Barquisimeto e Cabudare

Curiosamente, a capacidade do estádio é maior do que a metade da população de Cabudare, cidade na qual está localizado. Segundo censo de 2013, o município tem 76.120 habitantes. Atualmente, Cabudare é um polo residencial na região metropolitana de Barquisimeto, capital e cidade mais populosa do estado de Lara, no oeste da Venezuela.

Conhecida como a Capital Musical e Cidade dos Crepúsculos (devido aos seus belos entardeceres), Barquisimeto tem uma população de 1.242.351 habitantes, sendo a quinta cidade mais populosa da Venezuela, atrás de Caracas, Maracaibo, Maracay e Valencia. Principal centro cultural, econômico, educacional e industrial da região centro-oeste do país, foi fundada no ano de 1552, tornando-se uma das 10 cidades mais antigas do país.

Considerada uma cidade universitária, é um dos centros artísticos e culturais mais relevantes da Venezuela, além de ser o berço de inúmeros artistas e músicos da história cultural local.



PATROCINADORES


© 2018 Sport Club Corinthians Paulista