Arena Corinthians, uma conquista para a nação

30/05/2014 11h00

A- | A+

No domingo (18), quando os portões da Arena Corinthians foram abertos pela primeira vez para uma partida oficial, nossos corações fizeram uma visita ao passado. Quanta angústia, pressão e incertezas acabavam ali! Um dos principais sonhos da torcida corintiana, a nossa "casa", finalmente se materializou.

Mas, o que temos que ter em mente é que a Arena Corinthians, vai muito além do próprio Time e de um estádio moderno. Se para a torcida alvinegra o estádio representa o reencontro com sua história, para São Paulo, em especial para a Zona Leste, significa a construção de novos caminhos e a abertura de inúmeras oportunidades sociais e econômicas.

Estamos falando de uma das regiões mais carentes da cidade de São Paulo. São quatro milhões de pessoas que vivem na Zona Leste, se beneficiaram com a obra da Arena e serão beneficiadas com toda a infraestrutura que seguiu o estádio. Desenvolvimento que gera empregos, que gera melhores salários, melhores condições de vida e até mesmo melhorias na autoestima de uma população que sempre aguardou um olhar mais atento do poder público.

Nossa Arena é um marco para a atração de novos investimentos empresariais. A região já é vista com um olhar diferente por empresários da indústria, do comércio e do setor de serviços.

E o impacto na mobilidade urbana? O governo federal investiu R$ 1,5 bilhão na modernização e ampliação do Terminal Itaquera, e em obras como os corredores Radial Leste, Aricanduva e Leste Itaquera. Recentemente, a Prefeitura e o governo do estado inauguraram o túnel que integra o chamado Complexo Viário de Itaquera, aumentando a fluidez do principal acesso à Zona Leste. De acordo com o município, somente as obras viárias já geraram dois mil empregos diretos e outros cinco mil indiretos. Em janeiro de 2014, a região recebeu isenção fiscal de 20 anos para a instalação de empresas do setor de serviços.

Querem mais? Um Polo Institucional também está sendo construído na região e contará com Escola Técnica, Fatec e Senai, equipamentos que vão facilitar muito o acesso dos jovens da Zona Leste ao ensino profissionalizante! Além disso, estão previstos um Fórum Judiciário, batalhão da PM, centro de convenções, centro cultural e uma incubadora e laboratórios que integrarão o futuro Parque Tecnológico da Zona Leste.

Como ex-presidente e atual conselheiro do Corinthians, tenho a dimensão do que representou para a nossa torcida assistir a um jogo da equipe dentro do nosso próprio estádio, um dos mais modernos do mundo. A Arena Corinthians ainda terá a marca de ser o estádio da abertura da Copa do Mundo no Brasil, porém, muito mais que isso, tem o significado de contribuir para a melhoria das condições de vida de toda uma vasta região da capital.

A Copa do Mundo em São Paulo causará um impacto econômico de R$ 30 bilhões em dez anos, segundo especialistas. Só esse número já mostra que a Arena não é só uma vitória do Corinthians, é uma conquista da cidade, do nosso estado e do país.

Andrés Sanchez
Ex-presidente do Corinthians e responsável pela obra Arena Corinthians.

Tags: notícia, wp_post_id_14158

Categoria(s): Futebol