[x] Fechar

Notícias > Especiais

Há 60 anos, nascia o eterno Doutor Sócrates

10h30 19/02/2014 - Especiais Agência Corinthians
© Ronaldo Kotscho/Placar
Doutor Sócrates, um dos maiores ídolos da história do Timão
Doutor Sócrates, um dos maiores ídolos da história do Timão

Há exatos 60 anos, no dia 19 de fevereiro de 1954, nascia em Belém-PA um dos maiores ídolos da história do Sport Club Corinthians Paulista: Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira. Magrão para muitos. Eterno Doutor Sócrates para a Fiel.

Nascido no ano de um dos títulos históricos do Corinthians – o IV Centenário –, Sócrates chegou ao Timão em 1978, vindo do Botafogo-SP. Com uma técnica apurada, especialmente nos toques de calcanhar, e uma consciência política acima da média, o Doutor se tornou mais do que um grande jogador do clube, passou a ser um personagem importante tanto do Alvinegro como do futebol brasileiro.

Foi um dos líderes da Democracia Corinthiana, um dos maiores movimentos democráticos da história do futebol, criada em uma época em que o Brasil começava a implantar um novo cenário político. Com isso, Sócrates virou ídolo não só pelo que fazia em campo, mas também pela postura de cidadão.

Dentro de campo, foi craque. Foram 297 jogos com a camisa do Timão, marcando 172 gols. Após ganhar o Paulista de 1979, foi um dos principais destaque da equipe bicampeã paulista de 1982 e 1983, exatamente o time da Democracia Corinthiana, com Casagrande, Wladimir, Biro-Biro, Zenon, entre outros.

Infelizmente, Sócrates não está mais nesse plano para comemorar os 60 anos. O Doutor morreu no dia 4 de dezembro de 2011, justamente um dia festivo, do pentacampeonato brasileiro. Antes de conquistar o quinto título brasileiro contra o Palmeiras, os jogadores e a torcida do Corinthians lembraram Sócrates no minuto de silêncio fazendo o famoso gesto de punho cerrado no alto que marcava as comemoraçoes de gol do camisa 8.

Nesse dia 19 de fevereiro, o Sport Club Corinthians Paulista reverencia e homenageia a memória do Doutor Sócrates, eternamente dentro dos nossos corações.





Polos Corinthians

Aba incentiva timão
Aba Peneiras