modalidades Peteca

Peteca

Em 1931, Julião Ângulo, Raul Gonçalves, Evaristo de Toledo, Ítalo Ganieri, José Abílio e José de Souza resolveram transformar uma simples recreação, estava criado o Petecão - equipe formada por dois defensores, um levantador, um atacante e um cortador, que foi praticado até 1984. Em 1985, convidados pelo sr José Borbola, com o apoio da diretoria do departamento da época formada pelos srs Celso, Toné, Ângulo e Roseli, uma equipe de petequeiros mineira esteve no Corinthians, apresentando o esporte praticado lá, bem como as regras, medidas da quadra, rede. A partir dessa data, as quadras alvinegras foram adaptadas, e o estilo mineiro de jogar peteca também.

Desse modo, a primeira quadra, que ficava ao lado da antiga caixa d´água, cedeu lugar para duas novas cimentadas. Estava instituída a Peteca Mineira, que tem como característica em sua base as placas de borrachas e suas penas de peru passadas engomadas. Com o passar dos anos, vários outros nomes surgiram como colaboradores e praticantes como: Jack de Castro, José Nunes Costa, José Lopes Pereira Filho, Izidoro Zanzele, Antonio Borges, além de muitos outros que sempre contribuíram para o engrandecimento do departamento.

Funcionamento

As “Pelejas” são realizadas às terças e quintas-feiras após as 19:00 Hs, além dos sábados e domingos pela manhã e os horários se estendem enquanto tiver no mínimo 04 atletas. Aos domingos, as aulas são ministradas pelo presidente da Federação Paulista de Peteca, Sr. Juliano. A categoria participante de campeonatos é formada por atletas a partir dos seis anos de idade. Campeonatos disputados: Paulista, Brasileiro, Copa SP e Aberto de Praia. Os benefícios da atividade são: melhoria da capacidade cardiovascular, reflexos, postura, coordenação motora. Além de fazer amigos.

Escolinha de Peteca
Sábados, domingos e feriados a partir das 08h.
Clique aqui para visualizar as notícias da Peteca.

Horário de Funcionamento:
3ª e 5ª feiras a partir das 19h, até que tenha um número mínimo de pessoas para jogar
Sábados e Domingos, a partir das 9h30/10h, da mesma forma, até que tenham jogadores/sócios presentes.

Mais informações
Secretaria de Esportes - (11) 2095-3000 (ramal 3114)

últimas notícias

filtrar por

publicidade
Fechar
Deixar esta barra sempre visível