notícias

Arena Corinthians registra cerca de 60% de avanço nas obras
Agência Corinthians
18/12/2012 . 16h20

A construção do futuro estádio do Corinthians registra cerca de 60% de avanço, com cerca de 1.900 trabalhadores no canteiro de obras, divididos em três turnos. Um dos principais marcos deste mês de dezembro foi a colocação do sétimo e do oitavo módulos da estrutura metálica da cobertura do prédio leste. Medindo 75 m de comprimento e pesando 140 toneladas, as peças foram içadas e montadas pelo maior guindaste sobre esteiras em operação no Brasil, com uma equipe de 40 homens. O nono e último módulo desse setor será instalado no início de janeiro e depois o guindaste vai se locomover até a frente do prédio oeste, para iniciar a colocação dos 11 módulos daquele setor.

Outro destaque do mês foi a formatura de 53 trabalhadores nos cursos de alfabetização realizados dentro do canteiro de obras, ao longo dos últimos 15 meses, iniciativa da Odebrecht Infraestrutura. Vinte deles fizeram o curso básico (da primeira à quarta série) e os outros 33, o curso fundamental (da quinta à oitava). Todos receberam diplomas com certificação do Ministério da Educação. Na solenidade de formatura, alguns alunos fizeram discursos, entre eles José Nascimento dos Santos, 37 anos, profissão marteleteiro, que chegou à obra logo no seu início, sem saber ler nem escrever. Ao ler o seu juramento, ele agradeceu a “oportunidade” e prometeu continuar estudando. “Se puder, quero me aperfeiçoar cada vez mais,” disse.

Já chegou ao fim a fabricação dos elementos pré-moldados de concreto (pilares e vigas) dos quatro prédios que compõem o estádio. Foram mais de 16 mil peças, grande parte delas fabricadas no próprio canteiro.

Os degraus das arquibancadas inferior e superior do setor leste e oeste já estão assentados e os trabalhos de acabamento das arquibancadas do setores leste, oeste, sul e norte estão em fase de conclusão. Dois dos túneis que servirão de saídas de emergência nos dias de jogos e shows já estão praticamente concluídos, bem como a galeria subterrânea de serviço, agora em fase de acabamento.

Também já estão sendo executados serviços de acabamento em vários pontos da obra, a começar pelos banheiros e nos espaços reservados para as concessões de lojas e lanchonetes.

Alguns banheiros já estão em fase final de acabamento, com destaque para os porcelanatos nas cores preta e negra do Corinthians. Técnicos e operários concentram-se também nos trabalhos de instalação das estruturas metálicas que vão suportar a grande fachada em vidro do prédio principal, o oeste. Os trabalhos das instalações elétricas, hidráulicas, esgoto e ar condicionado também se encontram em plena execução nos prédios Leste e Oeste.

Fonte: Odebrecht

© Divulgação

Clique na imagem e confira o hotsite da Arena