a obra > linha do tempo

Com trabalhos de terraplanagem, as obras do estádio do Corinthians são iniciadas.

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Com 115 trabalhadores mobilizados e aproximadamente 60 equipamentos, os trabalhos de terraplanagem seguem a todo vapor. É executada ainda a construção do muro de fechamento em torno do canteiro, assim como o andamento dos levantamentos topográficos da área de implantação do estádio.

Odebrecht

Com 330 trabalhadores, as principais frentes de trabalho são as de terraplanagem e de execução das fundações do estádio, com a utilização de 105 equipamentos. Já foram cravadas mais de 100 estacas, etapa que faz parte da fase de implantação das fundações.

Odebrecht

Instalação das primeiras colunas da estrutura da arquibancada do estádio, que fazem parte do edifício leste. São mobilizados cerca de 400 trabalhadores e 100 equipamentos no canteiro. A instalação do canteiro inclui, por exemplo, a construção de central de carpintaria e central de armação. São abertas as inscrições para o Programa Acreditar, que qualifica profissionais para o trabalho na construção civil.

Odebrecht

É demarcada a área do futuro gramado da arena. Além de prosseguirem com os serviços de terraplanagem, são realizadas a drenagem e montagem da fábrica de pré-moldados na área do futuro estacionamento leste. São iniciadas as aulas do Programa Acreditar.

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

É iniciado o segundo turno das obras, das 13h às 23h20. Com mais de 15% de avanço, já são cerca de 675 trabalhadores no canteiro. Qualificados pelo Programa Acreditar, operários são contratados para a construção da Arena Corinthians.

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Com mais de 2 mil estacas cravadas, é iniciado o assentamento das primeiras vigas jacaré no prédio leste. São peças pré-moldadas com formato denteado, sobre os quais serão fixados os degraus da futura arquibancada inferior daquele setor. Com quase 900 trabalhadores, a construção do estádio recebe testes de túnel de vento, que consiste em medir as cargas de vento exercidas sobre a estrutura de cobertura, pilares e fundações. Recebe a visita do consultor de estádios da Fifa, Charles Botta.

Odebrecht

A Odebrecht Infraestrutura inicia a jornada do terceiro turno de trabalho na obra, com uma nova equipe que trabalhará das 20h às 5h30. A obra, que conta com 119 equipamentos e mais de 1000 trabalhadores, avança quase 23%. É iniciada a instalação de pilares no edifício oeste.

Odebrecht

Começa a instalação das lajes pré-moldadas que irão servir de base para os pisos de parte do prédio oeste. Os dois pavimentos, que agora começam a ser montados, serão em parte utilizados como estacionamentos cobertos.

Odebrecht

Um simulador de direção é instalado no canteiro de obras do estádio do Corinthians para aprimoramento na condução dos veículos da obra de mais de 50 operadores de caminhões e guindastes. Familiares de trabalhadores da obra participam de projeto de inclusão digital. Foram executados mais de 569 blocos de concreto, erguidos 140 pilares, assentados 388 degraus e instalados 96 vigas jacaré. A obra conta com 145 equipamentos e avança quase 30%.

Odebrecht

São finalizados os trabalhos de relocação dos dutos da Transpetro, subsidiária da Petrobras, que passam pelo terreno onde a arena é erguida, no bairro de Itaquera, em São Paulo. Também já foram retiradas as tubulações antigas, o que permite à construtora executar serviços na faixa de terreno em que estavam instaladas. Os trabalhos de relocação e de retirada das linhas antigas não afetaram o cronograma das obras.

Odebrecht

Após um ano de obras, é cravada a última estaca. Além disso, são executados outros serviços como um muro de contenção entre o edifício oeste e um dos estacionamentos a céu aberto, a instalação de pilares, das vigas jacaré, das lajes e dos degraus (nas arquibancadas sul e leste). Estão em fase final as obras dos dois túneis que servirão de saídas de emergência nos dias de jogos e shows, bem como da galeria subterrânea de serviço.

O avanço da obra registra 38% de avanço, com arquibancada inferior do setor leste concluída e a superior em fase de conclusão. Também estão avançando as obras do edifício oeste com a colocação das lajes no quarto pavimento dos 11 que serão instalados.

Odebrecht

Em junho, as obras da arena já registram um avanço de mais de 42%, com a utilização de cerca de 2.000 trabalhadores em três turnos diários. Estão praticamente concluídos os trabalhos de assentamento dos degraus do prédio Leste. Esse serviço também avança nos edifícios Sul e Norte.

No prédio Oeste, o maior dos quatro que compõem a arena, seguem a passos rápidos os trabalhos de colocação das lajes e das vigas jacaré, sobre as quais serão assentados os degraus. Esse edifício terá 11 pavimentos, abrigando em seu interior um conjunto de 59 concessões (para lojas, lanchonetes, restaurantes, auditório, etc), bem como vestiários, estacionamentos subterrâneos, os principais setores VIPs e áreas para a imprensa.

Odebrecht

Com 2.200 trabalhadores em três turnos, as obras do estádio já registram um avanço de mais de 45% em julho. O maior guindaste existente no Brasil, com capacidade nominal de 1.500 toneladas e lança de 114 metros, marca o início de uma das mais importantes fases do projeto: a montagem da estrutura metálica da cobertura das arquibancadas, um imponente teto de aço e vidro cuja altura máxima chegará a quase 60 metros em relação ao gramado.

Após a conquista da Libertadores, o técnico Tite cumpriu sua promessa e trabalhou como operário das obras da Arena Corinthians por um dia.

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

A construção do estádio sede da abertura da Copa do Mundo 2014 já avança em quase 50% com apenas um ano e três meses de obra. A casa alvinegra possuirá a melhor iluminação do planeta. Por meio da parceria com a multinacional alemã OSRAM, o projeto contemplará toda solução luminotécnica do campo e painéis de alta resolução, que serão utilizados como placares, além do telão da fachada, que será o maior painel de LED do mundo aplicado em estádios.

Odebrecht

No mês de setembro, as obras da Arena Corinthians passaram dos 50% faltando ainda 15 meses para o prazo de entrega. O futuro estádio do Timão já tem o setor leste com degraus assentados e os outros três (norte, sul e oeste) em fase final.

A fabricação de pilares e vigas foi finalizada e o maior guindaste do Brasil logo começará a operar. Além disso, serviços de acabamento já estão em andamento em alguns pontos da obra, como banheiros e espaços reservados para lojas e lanchonetes.

Na última semana do mês, foram divulgadas novas imagens de como ficará a nova casa do Corinthians.

Odebrecht

Um dos principais marcos de outubro foi a colocação do primeiro módulo da estrutura metálica da cobertura do prédio leste. Medindo 75 m de comprimento e pesando 150 toneladas, a peça foi içada e assentada pelo maior guindaste sobre esteiras em operação no Brasil, com uma equipe de 50 homens.

No final do mês, a obra já avançava em mais de 54%.

Odebrecht

As obras da Arena Corinthians fecharam o mês de novembro com um avanço de 58%. No dia 28, o estádio recebeu a visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, para uma vistoria na construção. Além dele, estiveram presentes o ministro dos esportes, Aldo Rebelo, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e Ronaldo Fenômeno e Bebeto, membros do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014.

O ídolo Ronaldo elogiou as obras mais uma vez. "Para mim, a Arena Corinthians é o estádio mais especial dos que receberão os jogos da Copa. Não somente por ter atuado no clube nos últimos anos da minha carreira esportiva, mas também pelo projeto social, que trará inúmeros benefícios para a região de Itaquera e da Zona Leste", disse o Fenômeno.

Odebrecht

A construção do futuro estádio do Corinthians registra 60% de avanço, com cerca de 1.900 trabalhadores no canteiro de obras, divididos em três turnos. Um dos principais marcos de dezembro foi a colocação do sétimo e do oitavo módulos da estrutura metálica da cobertura do prédio leste. Medindo 75 metros de comprimento e pesando 140 toneladas, as peças foram içadas e montadas pelo maior guindaste sobre esteiras em operação no Brasil, com uma equipe de 40 homens. O nono e último módulo desse setor será instalado no início de janeiro e depois o guindaste vai se locomover até a frente do prédio oeste, para iniciar a colocação dos 11 módulos daquele setor.

Odebrecht

Com percentual de 63% de conclusão, após a instalação do último módulo de cobertura do setor leste, as obras da Arena Corinthians agora se concentram na montagem das estruturas metálicas do telhado do prédio oeste. O ritmo dos serviços de acabamento também se intensificou nas mais diversas áreas internas e externas da arena, como os banheiros, os espaços para lojas e os camarotes. A novidade do mês foi a visita de representantes da Fifa. Cerca de 40 técnicos se reuniram para avaliar 16 diferentes aspectos da organização de um dia de jogo de Copa do Mundo. O objetivo foi verificar a evolução das ações para garantir que a competição aconteça em 2014 com bom funcionamento de todas essas áreas.

Odebrecht

Com a porcentagem de 66% para a finalização, após o término na montagem das estruturas metálicas do telhado do prédio leste, as obras da Arena Corinthians se voltam para a conclusão do módulo de cobertura da parte oeste. Em ritmo acelerado, os serviços de escavação da área onde será implantado o campo do estádio estão quase no fim, dando abertura para que se inicie a montagem das tubulações dos sistemas de drenagem e resfriamento da grama. Além disso, os serviços de acabamento se intensificaram nas mais diversas partes internas e externas da arena, como os banheiros, espaços para lojas, pisos, paredes e os camarotes.

Odebrecht

Estádio que será palco da abertura da Copa do Mundo, a Arena Corinthians chegou a 70% de conclusão das obras. Com a escavação para implantar o campo finalizada, os operários agora estão focados na montagem do sistema de drenagem e resfriamento do gramado. Além disso, as atenções também estão concentradas na cobertura do prédio oeste. Dos dez módulos que comporão a estrutura que cobrirá o setor, quatro já estão instalados. Com cerca de 120 toneladas e 75 metros de comprimento cada um, os módulos estão sendo içados pelo superguindaste da Arena, que tem capacidade de 1,5 mil tonelada.

Odebrecht

Após 23 meses de trabalhos, as obras da Arena registraram em abril avanço de 75%. Um dos destaques do mês é a montagem das estruturas metálicas do telhado do prédio oeste, serviço que deverá ser encerrado em maio, com a instalação do décimo módulo. As estruturas do lado leste já estão prontas para receber a manta sintética. Além disso, já estão sendo instaladas as estruturas metálicas das grandes paredes de vidro das fachadas oeste e leste (esta será um grande telão de led) e os sistemas de ar condicionado, elétrico, eletrônico e de água e esgoto.

Odebrecht

Após dois anos de trabalhos, a Arena Corinthians registrou em maio um avanço de 78% da obra. Um dos destaques foi a instalação do nono módulo metálico da cobertura do prédio oeste. Com isso, só falta um dos 10 módulos previstos naquele setor. Simultaneamente, as equipes da Odebrecht Infraestrutura já começaram a montar as torres de aço provisórias que vão sustentar a estrutura metálica da cobertura do setor sul, um vão livre de 170 metros, idêntico que será, em seguida, montado no setor norte. Além disso, na área do campo de jogo, já foram instalados os sistemas de drenagem, resfriamento da grama e de irrigação, sobre os quais se aplicou uma camada grossa de brita.

Odebrecht

Neste mês de junho, os trabalhos da Arena Corinthians completaram dois anos desde seu início. Além disso, as obras já chegaram aos 80% de avanço. Um dos destaques foi o primeiro teste de vídeo e imagem no telão de LED, instalado na fachada leste da Arena Corinthians, considerado o maior painel do mundo. O projeto apresenta mais de 200 mil LEDs, com 170m de largura x 20m de altura. Além disso, o gramado da Arena Corinthians começou a ser plantado. A máquina de semear vai operar no sentido norte/sul (de um gol a outro) e também será realizada a primeira adubagem. De acordo com o cronograma, o gramado deve ficar pronto em setembro.

Odebrecht

Neste mês de julho, os trabalhos da Arena Corinthians seguiram evoluindo. Um dos destaques foi o início do crescimento do gramado. O campo estará praticamente pronto em setembro, mas apto para jogos somente no final de outubro. A grama, importada dos Estados Unidos, é de um tipo especial para inverno e foi uma escolha do Corinthians. Além disso, foi instalado pelos trabalhadores da Odebrecht Infraestrutura o primeiro painel de vidro da fachada do edifício oeste da Arena. Ao todo serão colocadas 1.350 peças, formando uma grande área envidraçada de 240 metros de comprimento por 30 de altura.

Odebrecht

Durante o mês de agosto, as obras da Arena Corinthians seguiram a todo vapor. A nova casa corinthiana chegou aos 85% de avanço, o que gerou elogios da FIFA. Com o início da construção do teto da Arena Corinthians, três alpinistas industriais trabalharam a 70 metros do chão e chegam aos pontos da obra aonde as máquinas não vão. Além disso, o Sport Club Corinthians Paulista lançou um vídeo para mostrar o atual estágio da construção do estádio, que será sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. A Arena Corinthians também recebeu a visita de uma comitiva japonesa e a Associação Aichi do Brasil. Eles visitaram e acompanharam o andamento das obras no estádio.

Odebrecht

Neste mês de setembro, as obras da Arena Corinthians se aproximaram dos 90% de conclusão. O estádio ganhou o quinto módulo metálico da cobertura da arquibancada sul. A peça, que pesa 312 toneladas e foi içada por um superguindaste, é o quinto elemento de um conjunto de sete módulos que vão formar um vão livre de 170 metros. Além disso, o prédio leste está próximo de ser totalmente construído, apenas faltando a fase de acabamentos finais e início da limpeza. A Arena foi palco da festa de 103 anos do Corinthians, que marcou o primeiro evento oficial feito no estádio. A celebração contou com mais de 3 mil convidados e também um show da cantora Ivete Sangalo.

Odebrecht

Durante o mês de outubro, a Arena Corinthians ultrapassou os 93% de conclusão. Além de todo o setor leste já ter todas as cadeiras montadas, as primeiras arquibancadas removíveis começaram a serem instaladas. Completando os espaços vagos nas pontas direita e esquerda, o lado leste ficará com 17.622 assentos durante a Copa do Mundo de 2014. O mês de outubro também marcou a visita dos técnicos da FIFA, que analisaram o gramado do estádio. Após os testes, ele foi aprovado em todas as especificações: textura/dureza, resistência à tração, densidade/uniformidade, nivelamento, temperatura e umidade. A Arena Corinthians recebeu do exterior, também em outubro, as máquinas que colocarão em funcionamento o sistema inédito de resfriamento do gramado.

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Durante o mês de novembro, a Arena Corinthians entrou na reta final de sua conclusão. A estrutura metálica da cobertura recebeu o penúltimo módulo. Somando-se os lados leste, oeste, sul e norte, cerca de sete mil toneladas foram montadas na Arena. Com isso, o estádio do Timão precisará da mesma estrutura no lado norte para ficar próximo de seu término. O gramado já está pronto e demarcado, o setor leste já recebeu os assentos - que também começam a ser colocados no setor sul - e a maior parte dos banheiros e dos pisos internos já estão prontos, assim como as coberturas das arquibancadas leste e oeste, a fachada do lado leste e a do lado oeste.

Rodrigo Coca/Agência Corinthians